Meus queridos leitores, nunca se esqueçam de agradecer a quem vos faz bem. A gratidão é um dever a ser cultivado e revela a nossa humildade.
O poeta alemão Goethe tem um pensamento muito elucidativo, sobre quem não é grato pelo bem feito, em favor de quem precisa.
Ele diz:
- A ingratidão é uma forma de fraqueza!...
- Jamais, conheci homem de valor que seja ingrato.
O nosso povo acrescenta:
- O bem lembra sempre e o mal nunca se esquece. A pessoa deve perdoar e muitas vezes perdoa, mas a cicatriz dessa ação permanece pela vida fora.
Como exemplo, vou contar o bem que me fizeram e que nunca mais esqueci e a quem agradeci do fundo do meu coração.
Quando fui estudar, para o colégio de Vale de Cambra tinha de andar uma hora e meia a pé para lá chegar. Como me levantava muito cedo, à noite e ao chegar a casa, tinha muito sono e não conseguia estudar. A matéria era muito vasta, pois até tínhamos incorporada na disciplina de português o latim.
Nessa altura, começaram a trabalhar numa fábrica em Vale de Cambra 2 operários que saíam à mesma hora que eu. Quando me encontraram no caminho, com a pasta à cabeça e com o livro na mão a estudar, condoídos disseram-me:
- Oh minha menina, estude à vontade, que a pasta fica por nossa conta. Que alívio eu senti, pois a olhar para o livro, a pasta por vezes caía, ou eu tropeçava em alguma pedra.
Que bom chegar a casa e ir dormir, com as lições preparadas, para o dia seguinte.
Um outro exemplo da minha gratidão, foram dadas por duas tias minhas solteiras que tomaram conta de mim, por eu contrair uma doença grave e contagiosa. Durante 2 anos não pude dar escola, nem ensinar os meus meninos e nesse período estive em casa delas.
Quantas lágrimas eu chorei!...
Se elas não me valessem, eu teria morrido.
Eu andei afastada de Deus na adolescência, mas encontrei- O na Escola Superior da Educação, no movimento juvenil da Ação Católica. Neste período difícil da minha vida, foi a minha fé o meu suporte e a força de ânimo para lutar.
Meus queridos leitores, nunca se esqueçam de agradecer a quem vos faz bem.
A gratidão é um dever a ser cultivado e revela a nossa humildade.