Opinião

Causa Animal e Voluntariado

• Favoritos: 23


Caros Sanjoanenses,
Sou, a Voluntária de rua da Causa Animal de S. João da Madeira.
No passado dia 3 de setembro, recebemos na nossa cidade, 34 jovens com idades entre os 15 e os 17 anos, provenientes de 17 municípios da Área Metropolitana do Porto.
Evento promovido pela Academia Metropolitana de Voluntariado em parceria com a Pista Mágica e com o BLV, Ecos Urbanos. Estes jovens foram recebidos na Praça Barbezieux, pelo município, na pessoa da senhora Vereadora responsável pela área do voluntariado.
A missão destes jovens consistia no conhecimento de como vivem os nossos gatos urbanos nos abrigos Barbeziuex e Gato Amigo. O Abrigo Gato Amigo situa-se na Avenida do Brasil, junto aos campos de ténis.
Os voluntários tomaram consciência desta realidade citadina, da integração dos gatos de rua no quotidiano urbano.
Tiveram conhecimento, na prática do trabalho diário das cuidadoras destes espaços. Trabalho este também voluntário.
Ser cuidadora de gatos urbanos representa a mais humilde, consciente e bondosa forma de voluntariado.
No Abrigo Gato Amigo, os jovens voluntários deram de comer aos gatinhos, lavaram e limparam interiormente e exteriormente o abrigo, lavaram os comedouros e bebedouros. Colocaram mantinhas lavadas no abrigo.
Limparam de ervas e ramos o exterior do abrigo, que se encontrava com muitas ervas.
Resultou num trabalho voluntário coletivo fantástico, espetacular.
O abrigo da Praça Barbezieux, diferente do abrigo Gato Amigo, representa e é hoje o resultado visível da gestão política autárquica dos últimos anos, no que diz respeito à causa animal.
É um abrigo que se não fossem os remendos aplicados pela cuidadora seria um “artigo decorativo”, nunca abrigaria certamente gatos urbanos.
Quando, quem decide, quem gere uma área pública com recursos financeiros públicos e não entende, não sabe, nem procura quem perceba da área, o resultado está bem à vista,” Abrigo Barbezieux”.
Agradecemos à Academia Metropolitana de Voluntariado, à Pista Mágica, aos Ecos Urbanos, a realização deste evento, tendo como tema a Causa Animal Urbana Sanjoanense.
Agradecemos aos 34 jovens voluntários, estando incluídas duas voluntárias sanjoanenses. Obrigado.
Agradecemos aos cidadãos que nos emprestaram as ferramentas manuais de corte de ervas, D.Rosa, D.Fernanda, Sr. José Gonçalves e Bruno Couto, sem estas ferramentas o trabalho não teria sido possível. Obrigado.
Agradecemos ao município a disponibilização de sacos do lixo e luvas de plástico.
Lamentamos que a senhora vereadora que fez a receção dos jovens voluntários num discurso bonito, não tenha tido a disponibilidade de ir ver o resultado final da ação de voluntariado destes jovens na Causa Animal Sanjoanense.
Agradecemos às cuidadoras de gatos de rua pelo esforço diário realizado no cuidado e proteção destes, numa cidade em que as esterilizações, incluindo o programa CED, são feitas “às prestações”. Numa cidade que não é capaz de diminuir a população de gatinhos de rua, onde cada vez mais existem gatos bebés abandonados, numa cidade que não é capaz de cuidar e tratar de cães de rua, a designada matilha que continua a deambular em precárias condições físicas.
Numa cidade onde as pombas estão proibidas de se alimentar, na nossa cidade.
Agradecemos pois a quem faz a diferença e apesar de todas as contrariedades cuida de seres que connosco partilham esta cidade.
Obrigada. Sejam Felizes.

23 Recomendações
67 visualizações
bookmark icon