Opinião

Cartas ao diretor

• Favoritos: 12


Exmo. Senhor Diretor do jornal “O Regional”,
Vimos solicitar o esclarecimento dos leitores do jornal “O Regional”, através deste direito de resposta, acerca da manifesta ausência de correlação entre dois comentários editoriais publicados no V/ jornal na rubrica “Semáforo”, relacionados com o tema da decoração das rotundas e jardins públicos de S. João da Madeira com tulipas, ao mesmo tempo que levam os leitores do jornal “O Regional” ao engano, tendo como base um artigo de opinião publicado no edição de 8 de fevereiro do V/ jornal, cujo teor não corresponde à verdade e engana, também, os leitores.
Sobre este tema, na edição de 1 de fevereiro, o jornal “O Regional” publicou em reportagem dedicada às tulipas de S. João da Madeira que os custos associados da operação de colocação destas flores nos espaços públicos ajardinados, neste corrente ano, se fixaram nos 12 600 € (valor a que acresce o IVA), representando um custo por flor de “pouco mais de 20 cêntimos” por cada bolbo de tulipa, informando ainda que se trata da aquisição global de 60 000 unidades. Esclarecemos que estes números foram obtidos pelo jornal “O Regional” através de solicitação dirigida à autarquia que, através da divisão financeira da Câmara Municipal, apurou os valores apresentados.
No seguimento desta reportagem, na mesma edição de 1 de fevereiro, na rubrica “Semáforo”, é publicado um comentário no espaço dedicado a destaques positivos desta coluna de opinião editorial, com o seguinte teor: “Cidade colorida. As cerca de 60.000 tulipas plantadas um pouco por todo o lado na cidade, fazem desta terra uma das mais coloridas do País, nesta altura do ano. Vermelhas, amarelas, brancas e lilases, as tulipas não deixam aqueles que aqui habitam e os aqueles nos visitam indiferentes a este “cheirinho” a primavera, de que tanto estamos necessitados. Uma imagem de marca da cidade que é preciso manter.”
No entanto, na edição de 8 de fevereiro do jornal “O Regional”, nesta mesma rubrica – “Semáforo” – é publicado um novo comentário sobre a decoração dos nossos jardins com tulipas, usando um tom reprovador relativo ao custo associado à aquisição destas flores, afirmando: “ficamos todos a saber que os bolbos custaram aos cofres da autarquia muitos milhares de euros.” Ora, este comentário é motivado pela publicação de um artigo de opinião divulgado no V/ jornal, também a 8 de fevereiro, com o título “Alterações Climáticas – mudanças e adaptações citadinas” e da autoria da munícipe Ana Couto, onde são escritas informações erradas sobre o custo das tulipas, atribuindo-lhes um valor muito superior (4x mais) ao que realmente foi praticado, enganando os leitores e, inesperadamente, causando confusão ao responsável editorial do jornal “O Regional” também responsável pela coluna de opinião “Semáforo”.
Reiteramos a surpreendente confusão do responsável editorial do jornal “O Regional” também responsável pela coluna de opinião “Semáforo”, pois a munícipe em questão levantou este assunto na Reunião de Câmara Municipal de 5 de fevereiro, no período da intervenção do público, a quem o executivo camarário teve a oportunidade de esclarecer a discrepância de valores apresentados pela munícipe. Não obstante esta questão ter sido esclarecida pelo executivo camarário à munícipe e o Jornal “O Regional” ter acompanhado esta mesma reunião de 5 de fevereiro, inclusive, ter produzido notícias com atenção ao período da intervenção do público e aos esclarecimentos proferidos pelo executivo, o responsável editorial do jornal “O Regional” também responsável pela coluna de opinião “Semáforo” quis assumir como verdade a confusão da munícipe Ana Couto, mesmo contrariando a informação noticiada pelo próprio Jornal “O Regional” a 1 de fevereiro, em reportagem assinada pelo jornalista António Gomes Costa.
Assim, em prol do prestígio do Jornal “O Regional”, bem como, e não menos importante, em reposição da verdade e da promoção do V/ órgão de comunicação social enquanto fonte de informação fidedigna, solicitamos que esta carta seja publicada, com o devido destaque, na edição desta semana de “O Regional”, com vista ao esclarecimento dos leitores do V/ jornal de que o verdadeiro custo que o Município sanjoanense teve com a aquisição das tulipas fixou-se nos 12 600 €.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal

12 Recomendações
31 visualizações
bookmark icon