A Nissan já iniciou a fase de encomendas da quarta geração do X-Trail, disponível no mercado nacional a partir de 49.000 euros, as motorizações são todas híbridas.
Revelado no Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico que aconteceu no fim-de-semana de 21 a 23 de outubro no Porto, o novo X-Trail partilha a plataforma CMF-C da Aliança (Renault, Nissan e Mitsubishi) estreada pelo Qashqai. À semelhança das anteriores, a nova geração destaca-se por poder receber até sete passageiros, com 3.ª fila de dois bancos (acomoda passageiros até 160cm de altura) a poder recolher-se no piso do veículo para dotar a bagageira com capacidade de 585 litros (mais 20 litros do que a anterior). Na bagageira, a Nissan refere que foram feitas melhorias no acesso para facilitar as operações de carga e descarga e também o armazenamento de pequenos itens e na modularidade das duas prateleiras com 16 configurações diferentes.
Com um interior muito parecido com do Qashqai, o X-Trail recebe um monitor tátil central de 12,3 polegadas e um painel de instrumentos digital com 10,8 polegadas. O head up display também faz parte do equipamento.
As portas traseiras abrem cerca de 90 graus para facilitar o acesso à segunda fila de bancos, atrás os passageiros têm à disposição controlos para o sistema de climatização, uma tomada USB tipo A e um ponto de carregamento USB tipo C. Existem também persianas solares, integradas nas portas traseiras.
Apenas motorizações híbridas e sem diesel
Na gama de motorizações, destaque para a ausência de proposta a diesel e para a utilização do sistema e-Power. Esta solução, proposta inicialmente apenas no Japão, combina uma bateria de alta potência e motor de arranque integrados com um motor a gasolina de compressão variável, que funciona apenas como gerador de energia, um inversor e um motor elétrico dianteiro de 150 kW.
Por outras palavas, é um sistema híbrido em série, composto por um motor 1.5 gasolina de três cilindros e um motor elétrico. A diferença para os outros híbridos (em paralelo) é que o motor a gasolina do X-Trail e-Power nunca faz mover as rodas diretamente, essa tarefa é entregue ao motor elétrico. Graças a esta solução a Nissan diz que a resposta é instantânea e não há atrasos como acontece nos motores de combustão interna ou nos híbridos tradicionais.
A complementar a motorização e-Power a Nissan disponibiliza a tecnologia e-Pedal Step, esta permite ao condutor acelerar e abrandar/travar usando quase sempre e apenas o pedal de acelerador.
A potência combinada, da versão de duas rodas motrizes, é de 204 cv, o suficiente para acelerar o X-Trail de 0 a 100 km/h em 8 segundos, com a velocidade máxima limitada a 160 km/h e consumo médio homologado de 5,8 l/100 km.
A variante com tracção integral está equipada com o novo sistema e-4ORCE e recebe mais um motor eléctrico no eixo traseiro de 128 cv e 195 Nm, para uma potência máxima combinada de 213 cv e 330 Nm.
Para além destas soluções e-Power , o Nissan X-Trail também estará disponível com o motor 1.5 turbo a gasolina ‘mild-hybrid’ de 163 cv, esta versão apenas pode receber tração dianteira e surge associada à caixa automática CVT Xtronic.
Os preços da versão e-Power 2WD de cinco lugares começam nos 49.000 euros. As versões e-Power 2WD têm preços desde 51.250 euros.