Negócios

Profissionais da indústria têxtil, vestuário e calçado reúnem-se no Europarque

• Favoritos: 78


Segunda edição da Intertex realiza-se entre 31 de maio e 1 de junho, com mais de 150 expositores oriundos de mais de 15 países da Europa e do Mundo.

A maior feira internacional do sector têxtil e do vestuário está de regresso a Portugal para a sua segunda edição. A Intertex – Feira Internacional da Indústria Têxtil acontece nos próximos dias 31 de maio a 2 de junho, entre as 10h00 e as 18h00, no Europarque, em S. Maria da Feira. Irá reunir cerca de três mil visitantes profissionais do sector e mais de 150 expositores, provenientes de mais de 15 países, com um perfil diferenciado, desde a matéria-prima à maquinaria, até ao produto acabado. Este ano, o certame faz-se acompanhar pela Intershoes – Feira Internacional da Indústria do Calçado, que se estreia em território nacional.
Organizada com a chancela da BGroup US – empresa norte-americana com vasta experiência na organização de feiras sectoriais profissionais, a Intertex conta com o apoio da ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e de Confeção, uma das principais associações do sector, e da UACS – União das Associações do Comércio e Serviços.
O certame, exclusivo a profissionais, pretende ser o ponto de encontro para os empresários da indústria têxtil e do vestuário, que ali poderão encontrar oportunidades únicas de exportação, novos parceiros de negócios, redes e colaborações comerciais. As novas tecnologias, tendências e inovações do sector, e a partilha de conhecimento sobre o mercado na atualidade são outro dos objetivos.


São esperados milhares de visitantes dos quatro cantos do mundo, desde marcas de vestuário e de moda, fabricantes, exportadores, importadores e distribuidores de produtos têxteis, câmaras de comércio, cadeias de retalho ou grandes compradores, armazenistas e agentes.
A Intertex é a maior feira internacional a entrar no mercado português, permitindo aos participantes estar junto dos principais produtores e fornecedores e aumentar o seu potencial de negócios através de reuniões B2B. Trazemos um novo palco para a indústria têxtil e do vestuário se apresentar e promover junto de profissionais nacionais e internacionais”, explica António Brito, Iberian Manager da BGroup, empresa responsável pela organização da feira.
Nesta edição, a Intertex decorre em simultâneo com a primeira edição da Intershoes – Feira Internacional da Indústria do Calçado. Ambas contam com um programa de Hosted Buyers, através do qual garantem a presença de compradores com capacidade de decisão, com interesse específico no mercado português, e que podem ser reconhecidos como decisores importantes por expositores, fornecedores e outros líderes destas indústrias. São, assim, esperados cerca de 400 compradores VIP internacionais.
Trata-se de uma feira com um cariz muito internacional, quer pela origem dos expositores, quer dos visitantes, com uma oferta diferenciada, dado que as empresas participantes apresentam uma grande oferta de matéria-prima para a indústria, mas também de produto acabado”, sublinha António Brito.
No ano passado, a Intertex atraiu cerca de três mil visitantes, de mais de 15 nacionalidades diferentes, e proporcionou mais de 300 encontros especializados B2B.
O sector têxtil e do vestuário é um dos mais importantes da economia nacional, com um peso significativo na balança comercial. Em 2022, o valor das exportações ascendeu a seis mil milhões de euros, resultado nunca antes alcançado e que representa um aumento de 13% quando comparado com o ano anterior. De acordo com os dados mais recentes do Banco de Portugal (BP), em 2021, estavam registadas 6.372 empresas, que empregavam mais de 120 mil pessoas e que totalizaram, no seu conjunto, um volume de negócios na ordem dos oito mil milhões de euros.
Na indústria do calçado, as exportações portuguesas cresceram em abril. No acumulado de 2022, Portugal exportou 22 milhões de pares, com um valor total de 497 milhões de euros. Atualmente, mais de 95% da produção de calçado é exportada para 183 países dos cinco continentes.

 

 

 

 

 

78 Recomendações
376 visualizações
bookmark icon