Motores

Soc.Com. C. Santos desvendou o SUV elétrico Mercedes EQS

• Favoritos: 58


O EQS, o primeiro SUV de luxo totalmente elétrico da Mercedes-EQ já chegou ao mercado nacional. A Sociedade Comercial C. Santos deu a conhecer o mais recente modelo no dia 27, nas novas instalações na Maia, junto ao Aeroporto do Porto.

O lançamento do modelo contou com a presença de centenas convidados presentes, entre os quais embaixadores e parceiros da empresa. O modelo foi apresentado pelo mágico Mário Daniel num espetáculo em que teve um drone como assistente.
O EQS SUV é o terceiro modelo Mercedes-EQ com uma arquitetura desenvolvida especialmente para automóveis elétricos (depois de EQS e EQE). Partilha a distância entre eixos (3210 mm) com o EQS, mas tem uma distância ao solo superior em 20 cm. As grandes dimensões exteriores do EQS SUV (5125 mm de comprimento, 1959 mm de largura e 1718 mm de altura) têm reflexo no interior moderno e luxuoso, onde o espaço a bordo é abundante.

Os bancos da segunda fila estão equipados de série com regulação elétrica. Pode, em opção, contar com uma terceira fila de bancos e uma extensa gama de funcionalidades de conforto para todos os passageiros. A capacidade da bagageira pode ir de 565 (com sete lugares) a 645 litros (na variante de cinco lugares).
Mais do que o espaço, é a tecnologia e qualidade de acabamentos que mais impressionam a bordo.

Três versões no lançamento

No lançamento de mercado, o modelo conta com três versões: EQS SUV 450+, EQS SUV 450 4MATIC e EQS SUV 580 4MATIC. O 450+ tem 265 kW (360 cv) de potência e um binário de 568 Nm. O 450 4MATIC mantém os 265 kW, mas o binário sobe para 800 Nm. Já o 580 4MATIC debita 400 kW (544 cv) e 858 Nm.
Todas as versões estão equipadas com cadeia cinemática elétrica (eATS) no eixo traseiro, enquanto as versões com sistema de tração integral 4MATIC também integram uma cadeia cinemática elétrica no eixo dianteiro. Também a bateria é a mesma em todas as versões. Composta por 12 módulos, tem uma capacidade de 108,4 kWh, suficiente para uma autonomia máxima de 671 km (WLTP) no 450+, de 592 km no 450 4MATIC e de 594 km no 580 4MATIC.
O carregamento da bateria pode ser feito através de um carregador de bordo de 11 kW (de série) ou 22 kW (opcional) em corrente alternada (AC), com uma duração de, respetivamente, 10 ou cinco horas. O modelo pode também ser recarregado em postos de carregamento rápido em corrente contínua (DC) com potências de até 200 kW em 31 minutos (até 80%).

Suspensão pneumática e eixo direcional traseira

O conforto é a tónica a bordo do novo EQS SUV. O chassis está equipado com suspensão dianteira de quatro braços e suspensão traseira multi-link independente. A suspensão pneumática AIRMATIC com amortecimento de ajuste contínuo ADS+ integra o equipamento de série. A distância ao solo do veículo pode ser aumentada em vários centímetros. Além dos modos ECO, COMFORT, SPORT e INDIVIDUAL do sistema DYNAMIC SELECT, as versões 4MATIC estão equipadas com o modo OFFROAD para a condução fora de estrada.

Duas linhas de design disponíveis

Para além das três motorizações disponíveis, existem também duas linhas de design, que diferem em vários detalhes, tanto ao nível do exterior como ao nível do interior: Electric Art (de série) e AMG (opcional). A estas linhas podem juntar-se os packs Advanced Plus, Premium, Premium Plus e Business Class. Além disso, também estão disponíveis vários equipamentos opcionais individuais.
O EQS SUV 450+ está disponível a partir de 130 650 euros. As versões EQS SUV 450 4MATIC e EQS SUV 580 4MATIC têm preços desde 135 800 e 166 950 euros, respetivamente.

58 Recomendações
176 visualizações
bookmark icon