Depois do lançamento do EQE Limousine, a Mercedes-EQ acaba de dar a conhecer a versão SUV que tem até 590 quilómetros de autonomia.
A convite da Mercedes-Benz fomos conhecê-lo ao World of Wine, em Vila Nova de Gaia. Os preços começam nos 91 950 euros.
É o quarto modelo da marca alemã a recorrer à plataforma EVA, a mesma do EQS SUV, EQS sedan e EQE sedan, o novo EQE SUV (4,86 metros de comprimento) posiciona-se entre o EQC e o EQS SUV. Disponível em versões de tração traseira e integral, o novo SUV está disponível em três motorizações. A versão EQE 350+ SUV conta apenas um motor traseiro e debita 292 cv e 565 Nm, segue-se a versão EQE 350 4Matic com dois motores e tração integral, tem mesma potência da anterior, mas 765 Nm binário, por último temos o EQE 500 4Matic com 408 cv e 858 Nm.
Mais tarde chegarão ao mercado a versão EQE 43 4Matic SUV de 476 cv e 858 Nm, que anuncia 0-100 km/h em 4,3 segundos e, a versão de topo, o Mercedes-AMG EQE 53 4Matic+ com 626 cv e 950 Nm (ou 687 cv e 1000 Nm na opção com o pack AMG Dynamic Plus). Apesar dos 2690 kg de peso, esta versão acelera dos 0-100 km/h em 3,5 segundos com o modo Race Start acionado. A autonomia da gama varia entre 375 e 590 quilómetros (WLTP).
O luxuoso e espaçoso habitáculo vem equipado, em opção, com o MBUX Hyperscreen, que foi apresentado no EQS. Trata-se de três displays combinados quase sem descontinuidade para dar origem a um único display e criar uma faixa de ecrã com mais de 141 cm de largura, e que inclui o painel de instrumentos com 12,3 polegadas, o ecrã central de 17,7 polegadas e um ecrã de 12,3 polegadas para o passageiro. Os dois últimos são táteis e com tecnologia OLED. No que diz respeito à navegação com inteligência elétrica, o nome diz tudo. Com base em vários fatores, o sistema planeia o percurso mais rápido e conveniente, incluindo paragens para carregamento. O sistema também reage dinamicamente, por exemplo, no caso de congestionamentos de trânsito ou de mudanças do estilo de condução.
O equipamento de série inclui a climatização automática de duas zonas, câmara traseira, cruise control (adaptativo é opcional) e uma bomba de calor que aproveita o calor do motor para aquecer o habitáculo. A bagageira tem 520 litros de capacidade, extensíveis a 1675 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.
Carregamento até 170 kW
O incremento de autonomia até aos 590 quilómetros foi conseguido pelas muitas soluções aerodinâmicas que permitem ao EQE SUV alcançar um excelente coeficiente aerodinâmico Cx 0,25, mas também pelo recurso a soluções técnicas como a já referida bomba de calor e à unidade de desconexão da tração 4MATIC, esta solução permite ao EQE SUV, em determinadas condições, funcionar “apenas” como um modelo de tração traseira.
O carregamento AC pode ser feito até 22 kW e o carregamento DC até 170 kW, o que permite ao EQE SUV recuperar energia suficiente para percorrer cerca de 220 quilómetros em apenas 15 minutos ou carregar até 80% em pouco mais de 30 minutos.
Já disponível para encomenda na Sociedade Comercial C. Santos o EQE SUV tem preços a partir de 91 950 euros na versão EQE 350+.
PA / FC