O novo Mercedes-AMG SL, lançado em Portugal em maio de 2022, estabelece mais um marco histórico da marca
Após uma evolução de várias décadas, da qual resultou um puro modelo de competição até um cabriolet desportivo luxuoso, o novo Mercedes-AMG SL, lançado em Portugal em maio de 2022, estabelece mais um marco histórico. Combina a desportividade do SL original com o luxo exclusivo e a tecnologia avançada que caracterizam os modernos modelos Mercedes.
Está disponível nas instalações da Sociedade Comercial C. Santos e tivemos oportunidade de ter o primeiro contacto na cidade do Porto.
Os sistemas tecnologicamente avançados, como a suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com estabilização ativa antiadornamento, a direção do eixo traseiro, o opcional sistema de travões cerâmicos de elevado desempenho da AMG e o sistema DIGITAL LIGHT de série, com função de projeção, apuram o carácter desportivo do modelo. Em combinação com o motor AMG 4.0 litros V8 biturbo, isto resulta num elevado prazer de condução. Na qualidade de modelo luxuoso desportivo, a Mercedes-AMG em Affalterbach desenvolveu o SL de forma totalmente independente.
A gama Mercedes-AMG SL inclui duas versões com motor AMG V8 biturbo de 4.0 litros com tração integral (Mercedes-AMG SL 55 4MATIC+, com 476 cv, e Mercedes-AMG SL 63 4MATIC+, com 585 cv) o Mercedes-AMG SL 43, um quatro cilindros 2.0 de 381 cv com turbo elétrico e tração às rodas traseiras.
O Mercedes-AMG SL 43 tem preços a partir de 156 100 euros, o Mercedes-AMG SL 55 4MATIC+ de 220 850 euros e o Mercedes-AMG SL 63 4MATIC+ de 251 300 euros (a unidade de demonstração ascende a 276 854 euros).
Estamos perante um verdadeiro SL no que à performance diz respeito. Para se ter uma ideia, o Mercedes-AMG SL 55 4MATIC+ acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos, com uma velocidade máxima de 295 km/h (consumos médios de gasolina de 12,2 l/100 km e emissões combinadas de CO2 de 288 g/km).
O Mercedes-AMG SL 43 atinge os 100 km/h em 4,9 segundos e tem uma velocidade máxiam de 275 km/h (consumos médios de gasolina de 9, l/100 km e emissões combinadas de 202 g/km).
Ainda mais impressionante é o Mercedes-AMG SL 63 4MATIC+. Chega aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos, com uma velocidade máxima de 315 km/h (consumos médios de gasolina de 12,5 l/100 km e emissões combinadas de CO2 de 292 g/km). No contato com este modelo não foi possível comprovar os números, devido ao habitual trânsito do Porto mas, bastaram poucos quilómetros para perceber que este modelo cumprirá sem problema os dados fornecidos pela marca, tal o poder de aceleração dos 585 cv de potência e a estabilidade do automóvel.
Todas as motorizações têm caixa automática de nove velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G.
Tecnologia da Fórmula 1
Com motor de quatro cilindros pela primeira vez num SL desde 1963, o Mercedes-AMG SL 43 tem como principal novidade a adoção de um turbo elétrico. Baseado na tecnologia da Fórmula 1, permite uma melhor resposta a baixas rotações e em todos os regimes de funcionamento.
O SL 55 4MATIC+ está equipado de série com uma suspensão de aço AMG RIDE CONTROL recém-desenvolvida, com amortecedores de alumínio e molas helicoidais de baixo peso particularmente resistentes. Pela primeira vez, um modelo Mercedes-AMG produzido em série está equipado com um eixo dianteiro multi-link com cinco barras dispostas inteiramente dentro da projeção da jante. Isto permite melhorar significativamente a cinemática. No eixo traseiro, um conceito de cinco barras controla igualmente as rodas.
A inovadora suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com estabilização hidráulica ativa anticapotamento faz a sua estreia no SL 63 4MATIC+. A maior inovação: os elementos hidráulicos ativos substituem as barras mecânicas anticapotamento e compensam os movimentos de adornamento do novo SL em frações de segundo. O sistema permite o ótimo comportamento da direção e em situações de variação de carga, com características de condução típicas da AMG em termos de dinâmica, precisão e resposta às solicitações do condutor. Ao mesmo tempo, aumenta o conforto de condução em linha reta e em estrada de piso irregular.
Pela primeira vez na sua longa história, o SL está equipado de série com direção ativa do eixo traseiro. Em função da velocidade, as rodas do eixo traseiro são direcionadas para o lado oposto (velocidade até 100 km/h) ou para o mesmo lado (velocidade superior a 100 km/h) que as rodas dianteiras. O sistema permite desta forma um comportamento ágil e estável - características que são contrárias entre si sem a direção do eixo traseiro. Outras vantagens incluem a maior facilidade de controlo do veículo nos limites e o menor esforço na direção, pois a relação de transmissão da direção do eixo dianteiro é mais direta.
Conforto no dia a dia
Estes e outros equipamentos permitem ao novo Mercedes-AMG SL um comportamento dinâmico de exceção, mas também um conforto de condução sem precedentes no segmento.
Este roadster de 2+2 lugares incorpora o prazer de um cabrio sem compromisso: criado para um desempenho desportivo, otimizado para os desafios da vida quotidiana. Com uma bagageira com entre 213 e 240 litros de capacidade suficiente para algumas utilizações do dia a dia, o modelo tem um banco traseiro fixo que oferece espaço para dois ocupantes adicionais com até 1,50 metros de altura ou, em alternativa, como um espaço de arrumação adicional de fácil acesso.
O interior do Mercedes-AMG SL é caracterizado por acabamentos luxuosos e equipamentos inovadores. O display central de 11,9 polegadas com um efeito suspenso, pode ter a sua inclinação ajustada eletricamente de 12 a 32 graus, para evitar reflexos de luz quando a capota estiver aberta. O SL conta ainda com a mais recente geração de telemática NTG7.
A propósito de tecnologia, o sistema de informação e de entretenimento MBUX (de série) oferece uma seleção de vários estilos de exibição específicos e diferentes modos. Um dos vários destaques no interior do novo SL é o design escultural dos bancos desportivos AMG (de série, com regulação elétrica). Além disso, o AIRSCARF (de série) aumenta o conforto a bordo: o ar quente circula no habitáculo a partir das saídas de ventilação nos apoios de cabeça e envolve a zona em torno da cabeça e do pescoço do condutor e do passageiro dianteiro como um cachecol.