A Mercadona anunciou na terça-feira, dia 12, os resultados financeiros da empresa de 2023, que resultaram num crescimento de vendas consolidadas em 15%, para os 35.527 milhões de euros. Deste total, 34.124 milhões de euros correspondem à faturação da empresa em Espanha e os restantes 1.403 milhões de euros são relativos ao volume de negócios em Portugal, refere em comunicado a Mercadona.
Em cinco anos de operação em Portugal, a Mercadona abriu 49 lojas em Portugal, o suficiente para conquistar uma quota de mercado nacional na ordem dos 8%.
“Estamos muito satisfeitos com Portugal”, comenta o presidente da Mercadona, Juan Roig, que prevê um investimento em 2024 para Portugal de 196 milhões de euros, que se destinam à abertura de 11 novas lojas e à conclusão do Bloco Logístico de Almeirim, que ficará operacional em meados de 2024. Antecipa um crescimento na ordem dos 35% nas vendas no país, onde quase duplicou a faturação (+90%) no último ano, “fechámos 2023 com um volume de negócios em Portugal de 1403 milhões de euros e este ano vamos abrir mais 11 lojas e devemos chegar aos 1900 milhões de euros”.
No ano passado, a cadeia de supermercados começou a colher os frutos da sua decisão estratégica, apoiada pelos acionistas da empresa em 2016, de investir a longo prazo para garantir o lucro dos 5 componentes ("O Chefe" - cliente, O Colaborador, O Fornecedor, A Sociedade e O Capital), fatores-chave sobre o qual se alicerçam as bases da Mercadona para o futuro.
Mercadona em Portugal: 49 lojas e 1.403 milhões de euros de faturação
O projeto de internacionalização em Portugal, um dos pilares da brutal transformação da Mercadona, alcançou em 2023 as 49 lojas, concluindo o ano com uma equipa de 5.300 colaboradores, mais 1.800 novos empregos do que no exercício anterior. Portugal é, de resto, uma aposta da Mercadona que em 2023 comprou 1.178 milhões de euros a 1.000 fornecedores nacionais.
Este ano, a Mercadona o plano de expansão para Portugal inclui abrir lojas nos distritos da Guarda e de Évora, pelo que vai terminar 2024 com um total de 60, chegando a 12 dos 18 distritos do país, com destaque ainda para o novo Centro Logístico de Almeirim, para apoiar a expansão no mercado nacional. “Será o maior centro logístico da cadeia e será inaugurado em julho”, avançou Juan Roig.
Baixar o preço de 1.000 produtos e eficiência produtiva e na gestão
Os projetos realizados são o motivo do círculo de eficiência, produtividade e rentabilidade da Mercadona de hoje, a causa dos excelentes resultados obtidos em 2023, como demonstram os números alcançados: o aumento de clientes e da respetiva quota de mercado. Tudo isto graças à confiança dos seus "Chefes" e à melhoria da sua experiência de compra através de um sortido eficaz com uma qualidade efetiva e um preço imbatível, como demonstram as mais de 1.000 reduções de preço realizadas entre abril de 2023 e fevereiro de 2024.
No seu contributo para a criação de emprego estável e de qualidade, em 2023, a Mercadona gerou 5.000 novos postos de trabalho, dos quais 1.800 em Portugal, atingindo o número significativo de um global de 104.000 colaboradores. Da mesma forma, com o objetivo de continuar a garantir o seu poder de compra, a empresa aprovou um aumento salarial em linha com o IPC de dezembro (1,4% em Portugal e 3,1% em Espanha), além do prémio por objetivos que advém dos lucros obtidos pela empresa e do facto de o trabalhador ter atingido as metas e objetivos acordados no início do ano, para além de ter distribuído mais meio prémio adicional, pela melhoria da eficiência produtiva e gestão, que resultou na partilha de um total de 600 milhões de euros com os trabalhadores em prémios, mais 50% do que no ano anterior.
"Sim a continuar a cuidar do planeta"
O envolvimento da Mercadona em contribuir de forma responsável para dinamizar os locais onde está presente fez com que, mais uma vez, a empresa reafirmasse o seu compromisso de dizer "sim a continuar a cuidar do planeta". Desta forma, continuou a desenvolver firmemente políticas para a redução de emissões, que lhe permitiram certificar uma diminuição de 38% de 2015 a 2022, tanto para as emissões e remoções diretas de gases com efeito de estufa, como para as emissões indiretas através de energia importada; a utilização de material reciclado em 77% das embalagens comerciais de utilização única; e a utilização de fontes de energia renováveis, em que se destaca a incorporação de um total de 224 novas instalações fotovoltaicas no ano passado, o que supôs um esforço de investimento de 42 milhões de euros.
Contribuição tributária histórica. Mais 43% de Imposto
A Mercadona voltou também a fazer uma contribuição tributária histórica de 2.604 milhões de euros para os cofres públicos de Portugal e de Espanha, um aumento de 15% em relação ao exercício anterior. Ao analisar detalhadamente esta contribuição, destaca-se o IVA, que aumentou para os 487 milhões de euros, mais 17%; o IRS dos colaboradores, 495 milhões de euros, mais 12%; e o IRC, com uma taxa efetiva de 23,3%, que foi de 342 milhões de euros, mais 43% do que no ano passado.
Tudo isto se traduziu num resultado líquido de 1.009 milhões de euros, mais 40% do que em 2022, dos quais 100 milhões de euros resultam da excelente gestão realizada pela tesouraria.
Investir 5 mil milhões de euros nos próximos cinco anos
Com uma política pioneira de reinvestimento de lucros para continuar a fortalecer os recursos próprios da empresa, a Mercadona decidiu investir 5.000 milhões de euros nos próximos cinco anos, dos quais 1.100 milhões de euros em 2024, para continuar a maximizar o seu impacto social e económico em Portugal e Espanha, contando também com o seu principal ativo, os seus colaboradores, prevendo aumentar a equipa em 1.000 pessoas.
Da mesma forma, como parte do seu compromisso de continuar a oferecer ao “Chefe” uma qualidade efetiva a preços imbatíveis, a empresa continuará a fortalecer a sua eficiência e a detetar oportunidades de mercado juntamente com os mais de 3.000 fornecedores e interfornecedores especializados com os quais colabora, para continuar a aplicar as descidas dos preços de custo aos preços de venda durante todo o ano.
Destaque-se que das 60 lojas previstas até final do ano para o nosso país, seis estão localizadas na nossa região; S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Lourosa, Ovar, Espinho, e para breve a abertura em Oliveira de Azeméis.