O Restaurante McDonald’s de Lourosa comemorou no sábado, 15 de abril, 25 anos desde a sua chegada a Terras de Santa Maria, na altura o 47º restaurante da marca no nosso país. Em duas décadas e meia já por lá passaram mais de 15 milhões de clientes.
Passaram-se 25 anos desde o dia 15 de abril de 1998, o dia em que as “sandes redondas” chegaram à região de Entre Douro e Vouga. Ao longo desta “grande viagem muita coisa mudou”. Francisco Nadais, que assumiu o restaurante dois anos depois da sua abertura e é hoje responsável pela rede dos cinco McDonald’s da região do Entre Douro e Vouga, começa por destacar a evolução da “gama e variedades de produtos”, com destaque e aposta crescente na “diversidade” e “customização”, das preocupações ambientais e de conforto, na aposta e valorização da equipa de trabalho e no elevado grau de exigência que é o mesmo de sempre.
Desde 1998, só neste restaurante McDonald’s, já passaram mais de 15 milhões de clientes. “Muitas famílias, muitas crianças que cresceram na nossa companhia. Crianças que se tornaram adultos e que continuam a visitar-nos, agora também, com as suas crianças, assim como muitos que, agora, já são avós e que continuam connosco”, salienta Francisco Nadais visivelmente satisfeito com as comemorações do 25º aniversário do restaurante, reforçando ainda que “tem sido uma boa aventura em Terras de Santa Maria, onde atualmente já existem outros quatro restaurantes em Santa Maria da Feira, Espinho e dois em S. João da Madeira”.
De destacar ainda, a equipa de trabalho, que envolve atualmente mais de 300 pessoas que no dia a dia trabalham na estrutura dos cinco restaurantes. Segundo o empresário. “Temos colaboradores com 25, 20, 15, 10, 5 anos de antiguidade de empresa, mas também, muitas outras pessoas que por cá passaram no seu trajeto académico ou de crescimento pessoal e que hoje, desenvolvem outas atividades, mas continuam ligados a nós, como nossos clientes” e “embaixadores”. É igualmente compensador ver muitos dos funcionários que começaram a trabalhar connosco que tinham como objetivo financiarem os seus cursos superiores, por exemplo, e acabaram por ficar na empresa e construírem uma carreira profissional”, acrescentou Francisco Nadais.
Fazer crescer “as nossas pessoas em termos humanos e profissionais”, com valorização de competências e preparação contínua para um futuro que vai trazendo novas exigências, inovação e serviços que os restaurantes McDonald’s vão apresentando. Os restaurantes têm hoje “cada vez mais pessoas” para acompanhamento aos clientes, integrando equipas “com maior formação e especialização”.
Sobre o segredo do sucesso para manter a longevidade de uma equipa coesa e garantir o critério de exigência da marca afirma que “não há segredos. No fundo é uma maneira de estar que a marca tem. Nós enquanto franquiados absorvemos e pomos em prática essa cultura. Somos empresários portugueses, com mão de obra nacional e que já tem uma integração muito forte de fornecedores nacionais”. Mais de 60% dos produtos usados pela marca são já de origem nacional e estando a ser trabalhado neste momento, a integração dos fornecedores portugueses nas cadeias internacionais de abastecimento e “tudo isto tem contribuído significativamente na economia”.
O McDonald’s de Lourosa assim como todos os outros restaurantes tem também acompanhado a política solidária e de responsabilidade social assumida como prioridade pela marca, não só no apoio local, como também na sua face mais visível através da Fundação Ronald McDonald, que por meio das Casas Ronald McDonald de Lisboa e Porto, acolhem as famílias de crianças hospitalizadas ou em tratamento, mas para além disso “fazemos questão de estar integrados na nossa comunidade, apoiando na medida do possível, instituições de carater social e desportivas. O mundo seria muito mais fácil se todos contribuíssemos com um pouco daquilo que recebemos”, enfatiza Francisco Nadais.
Neste especial dia de celebração para Lourosa e para a região, o restaurante de Lourosa preparou muitas surpresas para os clientes e, para as crianças em particular a presença de um anfitrião muito especial, o Ronald McDonald que fez as delícias de todos os que passaram pelo restaurante McDonald’s de Lourosa.
Luis Silva 25 anos de casa
Luis Silva, natural de S. João de Ver, distinguido pela marca como Supervisor do Ano em 2020, começou na equipa de abertura de Lourosa em 1998 como funcionário. Hoje é o supervisor de operações com formações em diversas áreas, feitas dentro e fora da marca. “É um exemplo, a par de muitos outros membros da equipa com mais de 15 e 20 anos na empresa, que ficam na marca porque as condições são apetecíveis e desafiantes, e lhes proporcionam oportunidades de crescerem como profissionais e como pessoas”, assegura Francisco Nadais.
Luis Silva aproveitou a oportunidade que a empresa lhe deu, “apostei na marca e a marca apostou em mim”, acrescentando ainda que “a nossa equipa de gestão é composta por cerca de 50 colaboradores, na grande maioria começaram como funcionários que fizeram a sua progressão na empresa”.
Essa é uma das caraterísticas da McDonald’s que prima por manter “apostar nas pessoas que estão connosco”, reforça.