O grupo BNI TITULAR reuniu-se na semana passada em Santa Maria da Feira, desta vez num almoço, que contou com mais de meia centena de empresas e muitos convidados, que tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da estrutura.
Trata-se do maior grupo mundial de networking. O BNI nasceu nos Estados Unidos, fundado por Ivens Minsner. Em Portugal, tem diversos grupos divididos por regiões. Em Santa Maria da Feira é representado pelo BNI Titular.
A reunião da semana passada foi, excecionalmente, ao almoço. Normalmente os encontros são pequenos-almoços, que começam às 7:00.O presidente do grupo Titular, Angel Pinho (que acumula o cargo de diretor consultor), fez uma breve apresentação do grupo BNI, assim como a equipa e cada um dos membros da direção e responsáveis de equipas e coordenadores fizeram uma breve apresentação dos cargos.
Esta partilha de informação entre membros do grupo tem gerado inúmeros novos negócios, com base da rede de contatos existente e na confiança demonstrada.
O grupo tem também um código de ética e uma filosofia Giver Gain que tem como base alguns princípios entre os quais “quanto mais referências de negócio damos, maior possibilidade de negócios conseguimos”, como mencionou numa intervenção Tiago Ferreira, um dos coordenadores do grupo.
Antes da apresentação principal do palestrante da semana, os membros do grupo BNI e todos os convidados fizeram uma breve apresentação do seu negócio a todos os presentes. Entre as apresentações, Filipe Ramos falou do seu percurso profissional até à criação e consolidação da sua empresa, Feira Seguros.
A dinâmica do grupo BNI passa por trocarem referências entre parceiros e como resultado disso geram negócios entre os membros. Nos últimos 12 meses este grupo já gerou mais de 1 milhão de euros de negócio entre membros.
O BNI orienta-se por valores como a responsabilização, o reconhecimento e a construção de relações, bem como formação contínua, atitude positiva e ainda um equilíbrio entre o tradicional e o inovador. Além da máxima ‘giver gains’, que faz o grupo acreditar que quanto mais se dá, mais se recebe.
Para Angel Pinho, há várias vantagens em associar-se ao BNI Titular. “Primeiro, é um forte grupo de influência e motivação. Segundo, alarga o leque de contatos e no fundo é como ter uma equipa comercial de mais 20 membros a referenciar a nossa empresa”, indica o responsável.
As reuniões são semanais e servem para compilar o trabalho da semana e apresentar e “pedir” referências ou ajudas que se procura, nomeadamente um contacto privilegiado numa empresa, como explica o responsável.
Os principais resultados já apontados por empresários que fazem parte do BNI passam, segundo Angel Pinho, pelo aumento do volume de negócio; por uma boa rede de contactos: clientes, parceiros e fornecedores; e pelo desenvolvimento pessoal dos empresários, obtido nas formações.
Cada grupo regional tem os seus objetivos. “Eu, além de presidente - que é um cargo rotativo - sou Diretor Consultor da Região e tenho por objetivo também divulgar o conceito e abrir mais grupos na Região de Aveiro. E depois as diferentes hierarquias estabelecem os objetivos das várias regiões, e obviamente os objetivos nacionais”, remata Angel Pinho.