No ano em que se assinala o Dia da Produção Nacional, a Mercadona revelou ter aumentado em 19% o volume de compras a fornecedores portugueses em 2024, totalizando 1.400 milhões de euros. Este valor representa não só o crescimento da cadeia de supermercados em Portugal — que já conta com mais de 60 lojas no país — como também o reforço da aposta na produção nacional para abastecer o mercado interno e algumas lojas em Espanha.
Nos últimos cinco anos, o investimento da Mercadona em fornecedores portugueses cresceu mais de 500%, passando de 217 milhões para os atuais 1.400 milhões de euros.
Entre os produtos adquiridos destacam-se as 38.000 toneladas de tomate, 22 milhões de litros de leite, 4.500 toneladas de queijo proveniente de várias regiões do país, e cerca de 2.300 toneladas de peixe fresco que chegam diariamente às lojas a partir das lotas nacionais. Estes números refletem o compromisso da empresa com uma cadeia de abastecimento diferenciadora, assente na frescura, qualidade e proximidade.
Pedro Barraco, diretor da Cadeia Agroalimentar da Mercadona, sublinha que, “além do investimento direto, que resulta numa soma de mais de 4.500 milhões de euros em cinco anos, temos vindo a consolidar parcerias com Interfornecedores Especialistas de Norte a Sul do país, incluindo as ilhas”. Destaca ainda que muitos fornecedores têm reforçado a sua capacidade produtiva, contribuindo positivamente para a economia nacional e para a criação de emprego.
No distrito de Aveiro, por exemplo, a empresa trabalha com alguns fornecedores locais, como é o caso da Calcob, Hortovouga e da Fabridoce que colocam diariamente nas prateleiras da Mercadona os ovos moles de Aveiro.
Com a abertura prevista de mais 10 lojas em 2025, encerrando o ano com 70 supermercados em funcionamento, a empresa reforça o seu compromisso com uma Cadeia Agroalimentar Sustentável, baseada em relações duradouras e estáveis com o setor primário português, promovendo um crescimento sustentável para todos os elos da cadeia.