Motores

Audi A3 Sportback TFSIe: referência na autonomia elétrica e eficiência

• Favoritos: 18


Após cinco anos de bem-sucedida carreira comercial, a atual geração do Audi A3 recebeu, em 2024, o habitual restyling. Mantendo as carroçarias Sportback e Sedan (5 e 4 portas) a quarta geração do A3 recebeu uma atualização interior e exterior e viu chegar uma nova versão à gama, o A3 Allstreet.
Entre as mais recentes novidades da gama encontramos o A3 Sportback TFSIe que recebeu uma nova motorização e uma bateria com o dobro da capacidade.

Novo sistema híbrido convence

 Sendo este um modelo híbrido plug-in, debaixo do capô encontramos o motor a gasolina sobrealimentado 1.5 TFSI evo2, que substitui o anterior 1.4 TFSI. Esta nova motorização tem uma série de tecnologias avançadas, como o turbocompressor de geometria variável, o ciclo Miller e um fecho antecipado das válvulas de admissão, resultando numa maior taxa de compressão e melhorando assim a eficiência, consumos e emissões.
A propulsão elétrica é feita por um motor síncrono de 85 kW (116 cv) e 330 Nm de binário, integrado na caixa S tronic de seis velocidades, que agora é mais robusta. Em conjunto, oferecem uma potência máxima combinada de 204 cv.
Outra das novidades desta versão é a bateria que viu a sua capacidade duplicada, passando dos anteriores 13 kWh para os 25,7 kWh (19,7 kWh utilizáveis). Graças a isto, a Audi anuncia agora uma autonomia máxima em modo elétrico de 143 km (WLTP) quando anteriormente, o valor máximo era de apenas 67 km.
A terceira inovação é o carregamento rápido DC, com capacidade de até 50 kW, que permite recuperar de 10% a 80% da bateria em menos de meia hora. No carregamento em corrente alternada (AC), efetuado até um máximo de 11 kW, uma carga total demora cerca de 2,5 horas.

 Desempenho desportivo com consumos baixos

A condução do A3 Sportback TFSIe foca-se sobretudo na eficiência, iniciando sempre a condução de forma elétrica no modo Auto Hybrid.
Se tivermos carga na bateria, o modo EV permite a condução exclusivamente elétrica, enquanto no modo Auto Hybrid, os motores trabalham em conjunto, dando prioridade à condução elétrica em baixas velocidades e utilizando o motor a combustão em velocidades mais elevadas ou quando é precisa mais potência (numa ultrapassagem, por exemplo). O sistema também possibilita a recuperação de energia durante as desacelerações e travagens, mantendo assim carga da bateria para quando for mais conveniente circular em modo elétrico.
Durante as travagens, o motor elétrico assume todo o processo de desaceleração (recuperando energia) até cerca de 0,3 G, os travões hidráulicos só entram em ação mediante a aplicação de mais força no pedal de travão.
A intensidade de regeneração pode ser regulada através das patilhas existentes no volante.
Embora a sustentabilidade e a eficiência sejam o foco do Audi A3 Sportback TFSIe, este modelo não compromete no desempenho. A versão 40 TFSIe, com os seus 204 cv, é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 225 km, oferecendo assim uma experiência de condução convincente nas mais diversas situações do dia a dia. Em modo 100% elétrico, a velocidade máxima é de 140 km/h.
O consumo médio de combustível em ciclo combinado WLTP é de 0,3-0,4 l/100 km, quando se usa de forma eficiente o sistema híbrido. Já em modo elétrico o consumo anunciado é de14,7 KWh/ 100 km.
A bordo, o conforto é o expectável num Audi, não há ruídos parasitas e, mesmo em modo 100% elétrico pouco se ouve o “mundo” exterior. A qualidade geral é elevada com muitos materiais moles por todo o habitáculo sendo que algumas peças contêm uma proporção de materiais reciclados.

Já disponível para teste drive no concessionário BL Motor | Garagem de Arrifana o Audi A3 Sportback TFSIe tem preços desde 45.498 euros.

18 Recomendações
comments icon0 comentários
0 favoritos
148 visualizações
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *