Negócios

20 anos sempre em crescimento

• Favoritos: 27


Francisco Nadais, responsável por cinco restaurantes franchisados da McDonald’s de Entre Douro e Vouga, está ligado à empresa há 18 anos. No entanto, a abertura da primeira loja na região ocorreu em abril de 1998, em Lourosa.

Na região de Entre Douro e Vouga existem, atualmente, cinco restaurantes McDonald’s geridos pelo franchisado, Francisco Nadais, que está ligado à empresa há 18 anos, e que estão localizados em Espinho, Lourosa, Santa Maria da Feira e dois em S. João da Madeira - quatro drives e um em centro comercial. Ao longo de quase duas décadas tem-se vindo a verificar um crescimento constante da marca na região, com remodelações consecutivas dos espaços.
Com os olhos postos no futuro, Francisco Nadais admite que “há outras localizações que estão sinalizadas pela marca e que irão ser consideradas a devido tempo”. O critério para novas aberturas passa pela densidade populacional, o poder de compra, acessibilidades, com concorrência instalada ou não e com modelo de investimento.
Atualmente, a marca tem 182 restaurantes em Portugal e a cadência de abertura é de oito por ano, mas a marca está a acelerar mais um pouco o processo. “Vamos assistir à abertura de 10 a 12 restaurantes por ano”, antecipa o franchisado, que assume ter “a sorte de estar com cinco restaurantes” em que a respetiva abertura “nunca foi motivo de qualquer dúvida para a marca”.
Antes da pandemia, as vendas dos seus restaurantes em drive oscilavam entre 30 a 50%, tendo “explodido” para 100% com os confinamentos. “Agora andaremos pelos 60%, até porque ainda há muitas pessoas que estão reticentes a entrar em salas”, comenta o responsável. Francisco Nadais reconhece que no contexto da Covid-19, a cadeia dispunha de “ferramentas que a concorrência não tinha”. “Sempre tivemos drive, que é uma plataforma natural para nós. Os outros tiveram de se adaptar”,observa, assumindo que a Mcdonald’s foi diferenciadora “nos períodos mais críticos”.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3848 de O Re­gi­onal, pu­bli­cada em 17 de junho de 2021.

27 Recomendações
207 visualizações
bookmark icon