Município publica livro sobre o fotógrafo Carlos Costa

Município publica livro sobre o fotógrafo Carlos Costa

A Câmara Municipal de S. João da Madeira vai publicar o livro sobre o percurso de vida e a obra do fotógrafo sanjoanense Carlos Costa. Um nome que consta entre os que tiveram «um papel relevante na história de S. João da Madeira, a que cumpre ainda dar voz».
«Carlos Alberto da Costa. Um olhar de S. João da Madeira» é o nome do livro, da autoria de Daniel Neto e José Duarte da Costa, que é também «um retrato de época da sociedade sanjoanense», como se pode ler na proposta de protocolo, que foi aprovada em reunião de Câmara, no passado dia 6.
«Descendente de uma família que se pautava pela novidade (introdução do primeiro táxi e bomba de gasolina), a vocação de Carlos Costa conduziu-o para o registo fotográfico e vídeo da sua terra natal», lê-se ainda na proposta, que salienta também que, «ao longo de décadas e em centenas de imagens, a sua visão de toda uma vila e, mais tarde, uma cidade em permanente crescimento e ebulição foi sendo registada pelas suas objectivas».
Citando os autores, o jornal Labor da passada semana avança a possibilidade do livro ser editado já a 4 de Maio próximo, dia em que se passam 111 anos sobre a data de nascimento de Carlos Costa.
A proposta de protocolo para a edição do livro foi aprovada por unanimidade em reunião de Câmara.

JGC


Breves da Reunião de Câmara

Festa do Parque. A Câmara aprovou, em reunião de executivo e por unanimidade, a atribuição de um subsídio de 3 mil euros para apoio à organização da Festa do Parque. As festividades em Honra de Nossa Senhora dos Milagres vão decorrer entre os dias 23 e 27 de Maio.

Andebolmania. O município aprovou a atribuição de um apoio de cerca de 20 mil euros à organização do Andebolmania 2019, sendo que cerca de 7800 euros correspondem a apoio logístico e os restantes 12 500 euros se traduzem em subsídio monetário. O Torneio Internacional de Andebol – Andebolmania realizou-se pela primeira vez em 1991, sendo que hoje se estima que o evento gera um impacto económico na ordem dos 650 mil euros ao longo dos quatro dias. Na edição de 2019, que vai decorrer de 17 a 20 de Abril, são esperados 2400 atletas distribuídos por 148 equipas de vários países.

Universidade Júnior. Dando continuidade à parceria entre a Câmara Municipal de S. João da Madeira e a Universidade do Porto, a autarquia vai continuar a garantir o transporte dos alunos sanjoanenses (dos 2.º e 3.º ciclos e secundário) que participem nos cursos de verão da Universidade Júnior, cujas actividades decorrem de 8 a 12 de Julho. Este ano, a Câmara vai alargar o número de alunos apoiados, que passa de 32 para 50, respondendo assim à crescente procura deste programa. De acordo com a proposta, que foi aprovada por unanimidade, no caso da lotação do autocarro não se esgotar com alunos residentes em S. João da Madeira, será dada oportunidade de inscrição neste apoio a alunos não residentes no concelho, mas que frequentem uma escola sanjoanense.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of