Matrículas do próximo ano letivo arrancaram esta semana

Matrículas do próximo ano letivo arrancaram esta semana

Ensino pré-primário e 1º ciclo
Com o final do ano letivo a ser feito cheio de condicionantes, é já também tempo para as matrículas do próximo, no que diz respeito ao ensino pré-primário e 1º ciclo.
Arrancou esta semana o período de matrículas, que irá decorrer até 30 de junho, sendo dada preferência pela internet, via Portal das Matrículas. Os restantes alunos ainda terão de esperar pelo dia 26 de junho para saber se transitaram de ano e se a matrícula (ou renovação) pode ser feita.
Com o início do mês de maio chegou também a época de matrículas para o ensino pré-primário e 1º ciclo, terminando a 30 de junho. Este ano, segundo o despacho normativo publicado no mês passado, o processo deve ser feito preferencialmente pela internet, através do Portal das Matrículas, https://www.portugal.gov.pt/portaldasmatriculas.edu.gov.pt, um site criado para o efeito.
Entretanto, os alunos entre o 2.º e o 12.º anos têm de esperar pelo dia 26 de junho para saberem se transitaram ou não de ano para que a renovação da matrícula possa ser feita. O processo de renovação será automático, exceto para os estudantes do 5.º, 7.º e 10.º anos e para os que pretendam mudar de estabelecimento de ensino.
No decreto de lei publicado em Diário da República, as matrículas efetuadas online têm de recorrer à autenticação através do cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.
É também possível que os encarregados de educação possam também recorrer a uma linha telefónica que está preparada para tirar dúvidas para quem queira fazer a inscrição sem sair de casa.
Segundo a secretária de Estado da Educação, Susana Amador, a ideia da criação da plataforma foi para “facilitar a vida às pessoas”. No entanto, quem não conseguir fazê-lo por esta via, tem sempre a possibilidade de aceder às secretarias das escolas, que continuam abertas. No entanto, quem optar por esta solução presencial, deve fazer uma marcação prévia, para garantir que não haverá muita gente nas escolas ao mesmo tempo, alertou a secretária de Estado.
Por último, os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e no ensino secundário o período normal para matrícula será fixado pelos diretores da escola.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.