Geral

Belas e tocantes cenas de vida, atribuídas à Igreja!...

• Favoritos: 10


No meu último artigo referi-me aos muitos erros que, através dos tempos, a Igreja Católica cometeu e às manipulações a que esteve submetida pelo poder político dessa época. A influência da Igreja convinha, pois era poderosa.
Ela exercia autoridade, sobre o povo. Senão vejamos:
- Era o clero a classe mais instruída;
- As principais escolas funcionavam em edifícios agregados à igreja: mosteiros, catedrais, entre outros;
- Eram os monges os principais professores daquele tempo;
- Tinham uma cultura muito avançada, pois os monges chamados copistas copiavam à mão de outros livros, ensinamentos avançados. Ensinavam a tirar melhor rendimento da terra.
Disto é exemplo a riqueza dos pomares de Alcobaça, cuja fruta é deliciosa e que muitos benefícios trouxe às populações locais.
Mas neste escrito, vou dar a conhecer que, para além dos erros da Igreja, ela fez e continua a fazer muito bem!...
Tem, designadamente, uma grande rede de assistência social: Instituições particulares de Segurança Social, a Cáritas, a obra do padre Américo, do padre Grilo, as conferências de S. Vicente de Paulo, o peditório uma vez por mês nas igrejas para ajuda dos pobres.
João Paulo II encontrou-se com Ali Acca que o quis matar e perdoou-lhe. Foi gravemente ferido com a bala que este disparou e o atingiu gravemente nos intestinos, mas teve a ousadia de o amar e falar com ele.
- O papa Paulo VI mandou vender a sua tiara de ouro e brilhantes, transferindo esses recursos para os mais necessitados;
- Pio XII abrigou e salvou muitos judeus fugidos do holocausto nazi, graças a ter-se colocado, pelo menos aparentemente, numa posição neutral em relação à segunda guerra mundial, para que Roma não fosse bombardeada pelos alemães;
- O papa Francisco usa em vez da cruz peitoral de ouro, símbolo da autoridade papal, uma de prata, sendo o anel de S. Pedro que usa, deste mesmo metal e sem excessos de ornamentos, onde figura S. Pedro, ostentando na mão direita o símbolo da sua autoridade: As chaves do Reino de Deus;
- Doaram-lhe uma mota de alta gama e um potente carro da marca Lamborghini com as cores do Vaticano: branco com tiras douradas. Depois de assinados pelo papa Francisco, foram leiloados para os pobres. Um grande edifício junto ao Vaticano, aloja e fornece cuidados de higiene e alimentação aos sem abrigo. Visitou as favelas da Varginha, no Brasil, e vive na Casa de Santa Marta em vez de se instalar nos aposentos papais;
- João Paulo II, quando visitou o Brasil foi à favela do Vidigal, ao lado da Rocinha, no Rio de Janeiro, quebrou o protocolo e entrou numa casa miserável. Ficou tão comovido que, durante a Eucaristia celebrada na favela, numa Igrejinha construída por eles, chama o sacerdote que lhe dava apoio, tira o anel do dedo de ouro puro e entrega-o para ser vendido e ainda deixa aqui nesta favela 100.000 reais em dinheiro, para ajuda aos mais pobres.
Como se vê, a Igreja, apesar dos seus erros ao longo dos tempos (onde há homens, há erros), sempre procurou por-se sobretudo ao lado dos pobres, fazendo assim jus ao que Jesus pregou.

10 Recomendações
13 visualizações
bookmark icon