A Associação do Centro de Apoio aos Idosos Sanjoanenses vai reabrir o Centro de Dia, segunda-feira, dia 2 de agosto, com 20 utentes. Numa próxima fase, a instituição procederá à admissão dos candidatos que se encontram em lista de espera.
É um voltar à normalidade. Um regresso muito aguardado pela direção da Associação do Centro de Apoio aos Idosos Sanjoanenses (ACAIS) e pela maioria dos utentes.
A instituição vai reabrir na próxima segunda-feira, dia 2. As “exigências” para a reabertura são “muitas” e, segundo a direção, estão reunidas, neste momento, todas as condições para que os utentes regressem em “segurança”, depois de um longo período afastados da instituição devido à pandemia.
Uma das condições impostas pela Direção-Geral da Saúde para a reabertura deste e de outros espaços semelhantes, passa pelo modo de isolado, ou em caso de acoplamento a outras respostas sociais, devem garantir “total separação, sem cruzamento entre colaboradores e partilhas de espaço”, refere Patrícia Coelho, diretora técnica da instituição.
Tendo em conta que o Centro de Dia não funciona de modo isolado, devido às características da estrutura do edificado e de organização, a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário, “não era possível à instituição garantir uma total separação dos seus serviços”, por isso, a ACAIS “não reunia” as condições de segurança impostas para a sua reabertura.
Artigo disponível, em versão integral, na edição nº 3854 de O Regional, publicada em 29 de julho de 2021.