Educação

Valorizamos o desenvolvimento infantil

• Favoritos: 46


A Clínica da Fala assume-se como uma clínica especializada na área do desenvolvimento infantil, saúde mental e reabilitação.
Sob a direção da Dra. Daniela Folhas, terapeuta da fala, com um currículo de excelência e uma larga experiência na avaliação, diagnóstico e tratamento de crianças com perturbações do neurodesenvolvimento. Especializada em comunicação, linguagem e fala, bem como em motricidade orofacial, está também certificada em diferentes modelos de intervenção nas Perturbações do Espetro do Autismo. É ainda formadora nas áreas de voz e autismo.
Num espaço com mais 300 m2 a Clínica da Fala conta com profissionais de excelência,
Entre os quais, médicos, psicólogos, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e osteopatas.
“As famílias deverão estar atentas ao desenvolvimento da criança desde o 1º dia de vida. É certo que cada criança «terá o seu tempo», mas há os chamados marcos do desenvolvimento que nos dirão se a criança está a desenvolver adequadamente e da forma esperada para a idade cronológica. Na dúvida, uma avaliação completa, especializada e precoce é, sem dúvida, o primeiro passo. Não é necessário um diagnóstico clínico para iniciar intervenções. Aliás, muitos casos só têm diagnósticos muito mais tarde” afirma a diretora da Clínica.
Na Clínica da Fala são feitas avaliações como: avaliação global do desenvolvimento, avaliação da perturbação do espetro do autismo, avaliação das perturbações específicas de aprendizagem (dislexia, disortografia, discalculia), avaliação cognitiva, avaliação da linguagem e fala, entre outras.
Em caso de necessidade de acompanhamento são planeadas as intervenções mais adequadas a cada caso.
No caso específico das Perturbações do Espetro do Autismo a clínica é uma referência. Baseia a sua intervenção em modelos intensivos e precoces de desenvolvimento, com a máxima evidência científica.
O objetivo é promover a evolução da criança em todos os domínios do desenvolvimento: sócio-emocional, cognitivo, linguagem, motor e autonomia.
“Há famílias que vem do Porto e de Aveiro para serem seguidos por nós, uma vez que não há resposta igual no país. Surpreende o facto de uma cidade tão pequena ter um serviço tão grandioso, que infelizmente as pessoas associam apenas a grandes centros urbanos. É um erro. Aqui fazemos o que de melhor há no país e a curto/médio prazo a resposta especializada para estes casos será ainda mais eficaz e alargada. Somos como uma «segunda família» para muitos”, revela a doutora Daniela Folhas.
A Clínica da Fala está muito bem equipada no que respeita a baterias de avaliação e os profissionais são altamente qualificados e diferenciados para estas avaliações e intervenções, com valores acessíveis, tendo em conta a zona geográfica do país. Fazem mais de 300 atendimentos semanais.

Pedopsiquiatria
Terapia da Fala
Terapia Ocupacional
Psicologia Clínica (Desenvolvimento infantil e saúde mental)
Fisioterapia (Respiratória, músculo-esquelética e neurológica)
Osteopatia
Aconselhamento Parental
Sexologia Clínica e Aconselhamento Conjugal

ESPECIALISTAS EM TREINOS INTENSIVOS DE DESENVOLVIMENTO

46 Recomendações
205 visualizações
bookmark icon