Educação

Um Agrupamento que se quer saudável

• Favoritos: 34


A alimentação é uma das preocupações do Agrupamento JSC o qual pretende desenvolver ações para que crianças e jovens optem por uma alimentação saudável e sustentável.

A alimentação é uma das preocupações do Agrupamento JSC o qual pretende desenvolver ações para que crianças e jovens optem por uma alimentação saudável e sustentável. Neste sentido, todas as escolas EB1 organizaram feirinhas do outono recheadas de deliciosos e económicos produtos da época e a nutricionista da Câmara Municipal visitou a EB1 do Parrinho para, em diálogo com as crianças, fomentar hábitos de vida saudável.
Durante a manhã do dia 17, foram servidos lanches saudáveis, à base de frutas, a alunos e professores. Na escola secundária a iniciativa deveu-se ao Projeto de Educação para a Saúde, coordenado pela docente Ana Eusébio, que teve o apoio logístico dos alunos do curso de Operações Turísticas, e foram oferecidos marcadores de livros alusivos ao tema. Na escola EBS, as professoras Ana Paula Silva e Estrela Almeida organizaram uma exposição de cartazes e de marcadores de livros realizados no âmbito do projeto DAC da turma 6.ºE, “Saúde e bem-estar”, e a turma foi à biblioteca escolar ouvir o conto “O frigorífico da Magui”.
Além disto, todas as turmas de 9.ºano tiveram encontro com uma nutricionista convidada, Dr.ª Beatriz Santos, uma forma de os alunos atualizarem os conhecimentos sobre como fazer uma alimentação saudável, relembrarem a roda dos alimentos e sua aplicação no dia a dia, como analisar os rótulos dos alimentos de modo a fazer uma escolha acertada e adequada. Nesse clima de descontração e diálogo com os alunos, houve espaço para uma pequena e singela dramatização de um poema, alusivo aos alimentos, “Almoço dos pardais” de Maria Alberta Menéres. A atividade teve como dinamizadoras as coordenadoras do Programa Eco-Escola, Ana Sá e Vanda Avelino, em articulação com a coordenadora da Biblioteca Escolar, Ana Paula Oliveira.
No Centro de Apoio à Aprendizagem da escola secundária, os alunos fizeram uma mousse de chocolate saudável, só com ingredientes de origem vegetal, que ficou muito apetitosa.

34 Recomendações
214 visualizações
bookmark icon