Decorreu na Casa dos Fornos da Oliva, no passado dia 23 de fevereiro, o sarau solidário JSC que envolveu as sete escolas do Agrupamento.
Este grande momento cultural, que se realiza de dois em dois anos, tem como objetivo angariar alimentos para serem doados a uma instituição de solidariedade, objetivo amplamente conseguido tendo em conta o número de alimentos recolhidos em todas as escolas do Agrupamento.
Este ano, o sarau teve como tema as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, numa revisitação do passado de um país sob o jugo da ditadura. Num espetáculo pensado ao pormenor, cada intervenção mostrou a História de Portugal e fez todos os intervenientes viajar desde o início da ditadura ao dia 25 de abril de 1974.
Quando a solidariedade se junta à tão justa celebração dos 50 anos da Liberdade, de mãos dadas com a dedicação, o empenho e a criatividade dos professores e alunos, só podia resultar num serão único e memorável.
Inauguração da Biblioteca Escolar da EB1 Fontainhas
No passado dia 28 de fevereiro, a biblioteca da escola EB1 Fontainhas foi inaugurada na presença de representantes da Câmara Municipal, da Direção do Agrupamento, da Associação de Pais, da Biblioteca Municipal, e, ainda, da coordenadora interconcelhia da RBE, das professoras e educadoras da escola e de alunos que tão bem souberam elogiar a nova biblioteca através das palavras dos poetas.
No ano letivo 2022/23, foi apresentada à RBE, pela professora bibliotecária, uma candidatura de requalificação que teve em conta, sobretudo, as necessidades de revestimentos e tratamento de superfícies, perspetivando a sua reorganização espacial e programática, e de superação dos problemas verificados a nível construtivo. Graças ao contributo da Câmara Municipal de S. João da Madeira, parceira do projeto, foram efetuadas obras de remodelação que a deixaram com um aspeto atrativo e acolhedor. Graças à Rede de Bibliotecas Escolares, que financiou a candidatura, foram adquiridas mais estantes e substituídas as mesas, cadeiras e pufs. Graças à Associação de Pais, também parceira do projeto, mais livros deram entrada e aumentaram o fundo documental, sobretudo nas classes mais deficitárias.
Os alunos e professoras da escola têm, agora, uma biblioteca funcional e acolhedora que permite melhorar os serviços ao utilizador, incrementar a integração curricular da BE e integrá-la nos projetos do Agrupamento.
Projeto FRAME – ver e fazer cinema
O projeto, orientado pelas realizadoras Ema Lavrador e Leonor Henriques, pode ser visto aqui, https://shre.ink/844L , e foi mais uma forma de desenvolver nos alunos diversas competências e literacias.
Concurso Interconcelhio de Leitura – a festa da leitura
Depois das provas a nível de escola, nas quais participaram 642 alunos do AE JSC, desde o 3.º ano ao 12.º, decorreu a fase concelhia, no dia 26 de fevereiro, com as provas escritas realizadas na Biblioteca Municipal e as provas orais realizadas nos Paços da Cultura, para as quais os alunos leram livros com a temática da liberdade, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.
Seis alunos do Agrupamento JSC passaram à fase oral, uma prova de leitura expressiva e uma performance em palco, na presença do júri constituído por Carla Relva, Teresa Azevedo, Isabel Pardal e o escritor convidado João Pedro Mésseder.
Os alunos Rafael Moreira, Elisa Lopes (1.º e 2.º lugares do ensino secundário), Inês Alves (1.º lugar do 3.º ciclo) e Tiago Martins, 2.º lugar do 1.º ciclo) foram apurados para a final, em representação do concelho de S. João da Madeira, que decorrerá em maio.