Educação

S. João da Madeira recebeu encontro de bibliotecas escolares

• Favoritos: 14


As III Jornadas das Bibliotecas Escolares de Entre Douro e Vouga abriram, na segunda-feira, dia 23 do mês corrente nos Paços da Cultura, com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira. O autarca fez uma síntese da política e das ações de promoção da leitura em curso no concelho, seguido de breve apresentação das mesmas por Isabel Pardal, coordenadora da rede interconcelhia das Bibliotecas Escolares, que abrange os municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra, além de S. João da Madeira.
A primeira mesa temática do dia girou em torno do jornalismo literárlo e da Iiteracia para os media, tendo sido abordadas estratégias e práticas desafiadoras para as bibliotecas escolares. Os intervenientes foram Isabel Nery e Sérgio Almeida, ambos jornalistas. Seguidamente, ainda durante o período da manhã, refletiu-se acerca da Inteligência Artificial e da apropriação da mesma em contexto educativo, com os investigadores e professores Dalila Durães e João Couvaneiro.
O programa da tarde iniciou-se com uma abordagem à ilustração e à sua relação com a narrativa escrita, mesa temática que contou com a participação dos ilustradores Tiago M. e Renata Bueno. Seguiu-se uma reflexão em torno do processo criativo da escrita e da relação com os leitores, com Nuno Matos Valente, escritor e editor, e Mafalda Mota, escritora e ilustradora.
A moderar as mesas temáticas estiveram Isabel Pardal, coordenadora interconcelhia das Bibliotecas Escolares, e Sara Garizo, Mónica Amado e Cristina Filipe, professoras bibliotecárias dos Agrupamentos de Escolas de Paços de Brandão, Fernando Pessoa e Búzio, respetivamente. O primeiro dia destas jornadas prosseguiu com uma sessão de contos, por Ana Rita Janeiro, e uma conferência sobre leitura, com Rita Basílio, que partilhou com a audiência inquietudes e reflexões em torno da leitura.
Os trabalhos de segunda-feira encerraram com o sarau em que as profissionais da rede de bibliotecas dos três Agrupamentos de Escolas de S. João da Madeira deram a conhecer projetos de promoção da escrita e da leitura que integram o plano de atividades concelhio.
Esta terceira edição das Jornadas das Bibliotecas Escolares de Entre Douro e Vouga, apoiada pelo Município de S. João da Madeira e operacionalizada pela Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo, continuou nesta terça-feira com um conjunto diversificado de oficinas artísticas, realizadas nas escolas secundárias da cidade.

14 Recomendações
71 visualizações
bookmark icon