A requalificação do Jardim de Infância das Travessas, com um investimento de cerca de 77 mil euros, está quase concluída. A obra, da responsabilidade da autarquia, incluiu a impermeabilização das instalações para melhorar a eficiência energética.
Fruto de um investimento de cerca de 77 mil euros, está em fase de conclusão a requalificação do Jardim de Infância das Travessas, obras promovidas pela Câmara que receberam a visita do presidente da edilidade, Jorge Vultos Sequeira, na terça-feira desta semana, numa deslocação em que foi acompanhado por vereadores e técnicos municipais.
Esta empreitada contemplou, em especial, a impermeabilização das instalações, tendo em vista uma melhor eficiência energética e o aumento do conforto térmico do edifício, para além da resolução de um conjunto de patologias que vinham levando à ocorrência de infiltrações e à degradação do espaço interior.
Os trabalhos abrangeram, designadamente, a substituição - por estruturas em alumínio - das caixilharias de madeira do edifício, nas quais era patente a deterioração que a água das chuvas estava a provocar e que se repercutia nas áreas interiores.
Avançou igualmente a colocação de vidros duplos nas janelas e o isolamento térmico das paredes exteriores que se encontravam em alvenaria rebocada e pintada, mantendo-se aquelas que apresentam tijolo à vista e que constituem uma imagem característica do edifício.
Faz ainda parte desta empreitada - com projeto da arquiteta Luísa Coutinho, dos quadros do Município - a substituição de todos os rufos e caleiras, o que, a longo prazo, oferece garantia de melhor comportamento e de uma mais eficaz manutenção.
Resolvido “problema crónico de infiltrações”.
Esta “grande requalificação”, permitiu “resolver um problema crónico de infiltrações” de que o Jardim de Infância das Travessas padecia, além de outras beneficiações, pelo que o edifício “está completamente diferente”, afirmou o autarca, realçando as “boas condições” do estabelecimento de ensino.
Nesse sentido, segundo foi adiantando durante a visita, foram também concretizadas recentemente, pela Câmara, intervenções fora do âmbito da empreitada em causa, incluindo pinturas interiores, aplicação de pavimento flutuante na biblioteca, a aplicação de estores e instalação de luminárias LED.