Educação

Realidade Virtual

• Favoritos: 54


O Agrupamento de Escolas de Arrifana tem dinamizado semanalmente junto dos alunos do 1.º ciclo atividades com recurso à Realidade Virtual. Os mais pequenos embarcam assim numa viagem que os leva, entre outros destinos, ao fundo do oceano, a um jardim onde todas as estações do ano estão presentes, ao planeta Marte, ao cimo da torre do Dubai e, inclusivamente, a uma casa assombrada. São momentos de muita alegria, diversão e aprendizagem. Esta atividade insere-se no plano de desenvolvimento digital e tecnológico, articulado verticalmente, que o Agrupamento tem vindo a implementar com todos os seus alunos.

Paulo Lemos


Viver Juntos em Paz
Bolas de Sabão
A Assembleia Geral da ONU, através da resolução 72/130, declarou o dia 16 de maio como o Dia Internacional de Viver Juntos em Paz. Este dia foi escolhido com o objetivo de mobilizar regularmente os esforços da comunidade internacional para promover a paz, a tolerância, a inclusão, a compreensão e a solidariedade.

Mais uma vez, o Agrupamento de Escolas de Arrifana, Santa Maria da Feira, foi desafiado pela Academia de Líderes Ubuntu a colaborar na construção de um espaço de diálogo e tolerância, celebrando este dia tão impactante.
Com o objetivo de fomentar o desejo de conviver e agir em conjunto, unidos nas diferenças e na diversidade, para construir um mundo sustentável de paz, solidariedade e harmonia, os alunos do Clube UBUNTU dinamizaram a atividade “Bolas de Sabão”.
Acreditamos que pequenos gestos podem levar a grandes mudanças, motivo pelo qual, os nossos alunos após refletir sobre o conceito de paz, escreveram numa bola de acetato um desejo/mensagem. De seguida, no espaço exterior da Escola Básica e Secundária de Arrifana e da Escola Básica de Milheirós de Poiares, foram desafiados a fazer o maior número de bolas de sabão possível, durante um minuto, em silêncio, e com o desejo de “Viver Juntos em Paz” na mente.
Este ato simbólico (bolas de sabão) deu a possibilidade a todos os alunos de enviar uma mensagem de Paz ao resto do Mundo. Um mundo em que é necessário eliminar todas as formas de discriminação e intolerância, incluindo as baseadas na raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou outra, origem nacional, étnica ou social, propriedade, deficiência, nascimento ou outro estatuto.

Mafalda Queirós


Viva o Desporto Escolar!
Ao longo deste mês de maio, o Agrupamento de Escolas de Arrifana tem participado ativamente em provas desportivas, nas quais os alunos têm dado o seu melhor. No dia 8 de maio, realizaram-se as meias finais e finais dos torneios de futsal Iniciados masculinos e femininos, tendo o Agrupamento estado representado por uma equipa em cada um dos torneios e tendo as duas equipas obtido um brilhante segundo lugar.


No passado dia 16 de maio, decorreu a Taça do Desporto Escolar com duas equipas, uma da Escola Básica e Secundária de Arrifana e outra da Escola Básica de Milheirós de Poiares. Esta taça caracteriza-se por ser uma competição combinada de quatro modalidades desportivas, sendo as equipas definidas com base nos torneios interturmas e interescolares.
O Agrupamento destacou-se ainda no passado sábado, na 11ª edição da Festa do Futebol Feminino, tendo sido uma das melhores 16 equipas na fase nacional de escolas no escalão de sub15.
Ao longo de todo o dia, as mais de 85 equipas e centenas de jovens jogadoras participaram em mais um dia que ficará para história do Futebol Feminino e para a história de vida de cada uma das nossas jovens atletas.
Parabéns a todos e a todas!

 

54 Recomendações
56 visualizações
bookmark icon