O Projeto Educativo Municipal inclui Iniciativas “clássicas” como os “Pequenos Cientistas Sanjoanenses” ou a decoração de rotundas de Natal, assim como destaques mais recentes, como o F.O.R.A. e a Assembleia Municipal Jovem.
Para complementar a componente curricular das escolas de S. João da Madeira, a Câmara Municipal e diversas entidades parceiras prepararam mais um “menu” de mais de 140 atividades a que os estabelecimentos de ensino podem recorrer neste ano letivo, em diversas áreas temáticas.
Esse número representa um assinalável crescimento em relação às cerca de sete dezenas de propostas de 2023/2024, como referiu a vereadora Irene Guimarães na apresentação desta edição do Projeto Educativo Municipal (PEM), sessão que decorreu no edifício da Torre da Oliva, na última semana.
Na base do PEM está um “trabalho em rede” que envolve a edilidade, diversos equipamentos e serviços municipais e outras entidades. Dessa forma foi possível alcançar um resultado que a responsável pela Educação na autarquia acredita ser “efetiva e significativamente sólido” e que irá contribuir para a aprendizagem de quem frequenta a rede escolar sanjoanense.
Para além do crescimento das atividades propostas para o dobro em relação ao ano letivo anterior, outra nota de destaque resultou da configuração diferente da própria sessão de apresentação, o que permitiu dar a “conhecer de forma detalhada e com muita proximidade” o PEM 2024/2025.
Efetivamente, este ano, a sessão desenrolou-se de acordo com num modelo que incluiu dois momentos: iniciou-se com uma perspetiva geral sobre o documento, pela vereadora Irene Guimarães, seguindo-se, em sala contígua, abordagens personalizadas realizadas por representantes das várias atividades, que se distribuíram por mesas temáticas e prestaram informações, individualmente, aos interessados, permitindo que o público-alvo (professores e educadores) pudesse, nomeadamente, tirar dúvidas em conversa informal.
Três eixos de intervenção
Em termos de organização, o PEM mantém a divisão em três grandes eixos: Cidade Inclusiva e Solidária; Cidade Competitiva e Inovadora; Cidade do Conhecimento e da Criatividade”. Cada um desses grandes setores, subdivide-se em diversas áreas de intervenção, abrangendo, designadamente, a Cidadania, a Saúde, a Inovação e Empreendedorismo, o Património Cultural, as Artes, a Leitura e o Ambiente, entre outras.
Em concreto, para além de atividades já “clássicas” neste âmbito, como os “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”, a decoração de rotundas de Natal e o ensino de Mandarim, neste “menu” destacam-se também atividades mais recentes, como o F.O.R.A. (Fomentar Outras Realidades de Aprendizagem), um programa que é apontado como um “Erasmus Municipal”, constituindo um prémio de reconhecimento a alunos do 12º ano.
No F.O.R.A participam igualmente elementos da Assembleia Municipal Jovem, outra das marcas do PEM, resultando da iniciativa da presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, que também esteve presente nesta sessão de apresentação, na qual interveio para lembrar ainda a participação das escolas da cidade nas comemorações do Dia do Município e do 25 de Abril.