A Óptica David tem mais de trinta e oito anos de existência, e situa-se na Avenida Renato Araújo, em S. João da Madeira.
Com quase 40 anos de história a Óptica David reforça a importância dos rastreios, principalmente em idades mais jovens, uma vez que é nesta faixa etária que problemas associados à visão podem evoluir mais depressa.
De entre as várias razões pelas quais se devem fazer estes exames preventivos é que uma criança que nunca tenha usado óculos pode não ter a perceção do que é ver a 100%, e, deste modo, quem não tem ponto de comparação entre o que é ver bem e mal, “pode achar que vê muito bem quando na realidade vê a 60 ou 70%”, tal como salienta João Carvalho optometrista. Para além disso, detetar dificuldades visuais que ainda estejam num estado “embrionário” pode ajudar a prevenir outro tipo de problemas como más posturas, dores de cabeça frequentes, ou impedir que se perca a visão de uma forma permanente. “Penso que fazer rastreio visual uma vez por ano é o suficiente na maioria dos casos”, acrescentou o profissional.
Principais Cuidados
A melhor forma de prevenir passa “certamente pelos rastreios visuais”. Para além disso o optometrista aconselha os progenitores a estarem atentos a certos sinais que o filho possa estar a dar, tais como dores de cabeça logo ao acordar (ou ao final do dia), de modo constante, aproximarem-se muito de um livro ou de uma TV, quando estão a ler ou a ver algo na televisão. Além disto, o pai/mãe perceber que consegue ver algo ao longe ou ao perto, e o filho dizer que não consegue ver de forma igual também é também um dado alarmante. O optometrista João Carvalho reafirma que os casos destacados anteriormente não são todos por falta de visão, e que se não forem os pais a estarem atentos a estes sinais estas crianças, (que um dia vão ser adultos), “por causa de uma dificuldade visual que facilmente podia ser resolvida com uns óculos, podem perder a oportunidade de um dia chegar à Universidade e quem sabe perder uma grande carreira”, alerta.
O perigo dos dispositivos móveis
Nestes casos o especialista acautela que podemos agir de forma preventiva, para que esses danos não apareçam, e que qualquer pessoa (criança, jovem ou adulto), que passe muito tempo em frente a um ecrã, seja ele móvel ou não, deve procurar olhar para os espaços em redor e focar objetos a distâncias diferentes (a cada 40 minutos), por cerca de 1 minuto. “Desta forma estamos a exercitar os músculos dos nossos olhos e a prevenir assim que se desenvolva, por exemplo, um caso de miopia.”
Deve-se recorrer a um especialista sempre que houver sintomas como os que foram falados acima, ou se sentir que está a perder visão rapidamente. “Para além disso, sendo criança, deve fazer um exame uma vez por ano, mais ou menos até aos 16 anos de idade. A partir daí procurar fazer a cada dois anos.”
Problemas aparecem cada vez mais cedo
O que se estão a aperceber é que cada vez mais jovens começam a ter, por exemplo, miopia, em idades mais jovens. Este problema tem muito que ver com o facto de cada vez mais crianças e jovens terem acesso a tablets, smartphones e computadores cada vez mais cedo, em relação aos seus pais. O profissional acredita que este acesso à tecnologia e à internet vem, de uma forma, abrir um leque de crescimento e aprendizagem muito grande para as crianças, mas, por outro lado, veio criar problemas, entre os quais se destaca a miopia.
A Óptica David tem mais de trinta e oito anos de existência, e situa-se na Avenida Renato Araújo. O primeiro trabalho de um dos fundadores deste estabelecimento foi numa ótica muito antiga da cidade, onde nasceu a paixão pela área. Foi assim que Maria Silva sentiu que precisava de criar algo seu, e com a ajuda do marido, António Válega, abriram a Óptica David, que, neste momento possui uma carteira de clientes que já são parte “de uma grande família”, como garantiram. “Somos uma empresa coesa, segura e com objetivos precisos e traçados”. Mais do que o referido esta é uma empresa com visão, tendo sido graças a investimentos, trabalho, eficácia, criatividade, investigação e constante feedback com o cliente, que se desenvolveu e posicionou com segurança no mercado. Além disto assumem querer servir o cliente com sinceridade e com o melhor que puderem oferecer, reconhecendo o compromisso e profissionalismo que a área requer e esperando que os clientes partilhem as suas visões o observações, uma vez que o que fazem, fazem com paixão!