Educação

“O Dia Mundial da criança é quando nós quisermos”

• Favoritos: 21


Muitas e diversas atividades reuniram 1400 crianças da educação pré-escolar e do 1° ciclo do ensino básico no Pavilhão das Travessas para um dia diferente Inserida no programa da Semana da Juventude.

“Nós tínhamos preparado esta iniciativa para o Dia Mundial da Criança, que, por questões climatéricas, não aconteceu”, lembrou a vereadora Irene Guimarães, em declarações a ´O Regional´, na abertura da iniciativa “A Juventude começa aqui”, que decorreu na última sexta-feira, no Pavilhão das Travessas, tendo reunido cerca de 1400 alunos.
A responsável pela pasta da educação na Câmara Municipal de S. João da Madeira referiu que, em face do referido cancelamento das atividades de 1 de junho, a autarquia decidiu “aproveitar aqueles recursos que já estavam programados para o Dia Mundial da Criança”.
Entretanto, aquelas atividades para o 1.° ciclo e pré-escolar foram integradas no programa da Semana da Juventude de S. João da Madeira, que decorreu no início desta segunda quinzena de setembro. “Foi um enquadramento que consideramos justificável e pertinente”, afirmou Irene Guimarães.
Afinal, “o Dia Mundial da criança é quando quisermos”, como salientou a vereadora. “Todos os dias poderemos celebrar o dia mundial da criança e nessa perspetiva aqui estamos”, acrescentou.
O objetivo foi “proporcionar um momento marcante nas vidas das nossas crianças e que represente aquilo que é a consideração, o afeto, o carinho, o apreço e o cuidado que a autarquia tem por essas mesmas crianças e por toda a comunidade educativa”.

“É fundamental que as crianças se mexam, brinquem e que não fiquem paradas:

Lembrando a aposta que tem sido feita em S. João da Madeira no sentido de proporcionar mais atividade física e desporto nas escolas, Irene Guimarães considera “fundamental que as crianças se mexam, que brinquem e que não fiquem paradas, nem confinadas a uma sala de aula”. É também nesse contexto que a autarquia tem realizado estas atividades que possibilitam “o movimento, a diversão e a camaradagem”.
Este dia de diversão para as crianças registou, no entanto, constrangimentos na parte da tarde, devido a problemas ao nível dos transportes, que ao apurámos que não permitiram o pleno aproveitamento das atividades por parte de algumas turmas, nomeadamente das escolas dos Ribeiros e das Fontainhas.
“A Juventude começa aqui” incluiu, nomeadamente, insufláveis, atividades dos serviços educativos dos museus da Chapelaria e do Calçado. Estiveram também envolvidos na realização de atividades os professores e técnicos das atividades de enriquecimento curricular de Educação Física e Arte & Movimento, ATL Gente Miúda, ATL da Santa Casa da Misericórdia, PSP e animadores.

21 Recomendações
34 visualizações
bookmark icon