Educação

Novos Espaços de Ensino e Aprendizagem Ativos

• Favoritos: 30


O Agrupamento de Escolas João da Silva Correia equipou duas salas de aula, uma na escola secundária e outra na escola EBS, com tecnologia para potenciar um laboratório de aprendizagem e inovação sendo o principal objetivo, nas palavras da diretora, Dr.ª Ana Magda Jorge, “ajudar os professores a inovar com as TIC, no sentido de encontrarem novas formas de ensino, promotoras da melhoria das aprendizagens dos alunos.”
A diretora do Agrupamento considera, ainda, que “com o recurso das tecnologias, o professor imprime uma nova dinâmica à sala de aula, promovendo, através da interatividade e de cenários de aprendizagem inovadores, uma diversidade de tarefas que os alunos podem realizar de forma autónoma ou colaborativa. Estas atividades potenciam o desenvolvimento nos discentes das diferentes competências para o século XXI, sobretudo a autonomia e a capacidade de pesquisa, colocando, assim, os alunos no centro da sua aprendizagem.”
As salas estão equipadas com quadros interativos, ecrãs de visualização de conteúdos multimédia e mobiliário específico que inclui sofás, pufes, mesas e cadeiras com design e cores diferentes do que é habitual na sala de aula tradicional, de forma a haver interatividade tecnológica entre alunos e professores.
Para se tirar maior proveito das salas, os professores tiveram a oportunidade de participar em workshops formativos, uma vez que a instalação destas infraestruturas não faria sentido sem profissionais capacitados para delas tirarem o maior proveito.
Profª Ana Paula Oliveira


Visita de estudo a Londres
Um grupo de 22 alunos, do 11.º e 12.º anos, e duas professoras do departamento de Línguas Estrangeiras vivenciaram uma experiência intercultural em Londres entre os dias 10 e 14 de fevereiro.
LondresFoi uma experiência de imersão em contexto nativo de língua, o que permitiu aos alunos a vivência plena da interculturalidade, multiculturalidade e comunicação.
O grupo evidenciou muito entusiasmo e iniciativa durante todo o programa, em visita aos museus da História Natural, da Ciência, o Museu Britânico e o Madame Tussaud’s e, ainda, à Galeria de Arte Tate. As ruas londrinas foram percorridas e o grupo teve a possibilidade de conhecer pontos culturais icónicos da cidade: Big Ben, London Eye, Buckingham Palace, Hyde Park, Tower Bridge, Tower of London, Piccadilly Circus and Convent Garden.
Fez parte desta experiência todo o circuito do metro londrino no centro histórico da cidade - o famoso Tube.
Profª Margarida Barreiros


Erasmus+ The Well Project

No âmbito do “The Well Project”, entre os dias 5 e 9 de fevereiro, uma equipa de 12 professores do agrupamento viajou até Timisoara, na Roménia, e teve a oportunidade de visitar três escolas e de vivenciar diversos momentos de partilha.
Esta foi, sem dúvida, mais uma mobilidade muito enriquecedora.
Profª Sílvia Augusto


Dia de S. Valentim, pretexto para reflexão sobre violência no namoro
A turma 11.ºF do Curso Profissional de Proteção Civil organizou uma pequena exposição de trabalhos por si realizados no âmbito da disciplina de Inglês – Módulo 5 – It’s a teen’s world. Os alunos elaboraram alguns posters alertando para a problemática da violência no namoro e as relações abusivas, e criaram aquilo que consideram como a “receita para o amor”, selecionando os ingredientes que consideram imprescindíveis para a vivência de relacionamentos saudáveis e felizes.
De acordo com informação disponibilizada pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, após um estudo realizado em Portugal em 2020, com cerca de 4500 inquiridos com idades compreendidas entre os 13 e os 29 anos, constatou-se que 1 em cada 4 jovens relataram já terem sido vítimas de algum tipo de comportamento abusivo por parte de um/a namorado/a. Assim, considerou-se oportuno lembrar esta temática aquando da celebração do dia de São Valentim, apelando a uma reflexão e maior consciencialização dos alunos para esta realidade.
Grupo de Inglês


PEDDY PAPER “O Amor está no ar!”
Comemoração do Dia de São Valentim
Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, realizou-se um Peddy Paper de São Valentim, atividade promovida pelo Departamento de Línguas Estrangeiras, destinada a alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico. Esta iniciativa pôs à prova a cultura geral dos alunos no que respeita ao tema do amor e a sua competência comunicativa nas línguas inglesa e francesa, ajudando, assim, a desenvolver algumas das aprendizagens essenciais das disciplinas de Inglês e Francês para este ciclo de ensino.

Para realizarem esta atividade, os alunos tiveram de seguir as instruções dadas a partir de um guião e realizar as atividades propostas, as quais permitiram o desenvolvimento dos domínios da compreensão escrita e oral, promoveram o trabalho em grupo e procuraram ampliar o conhecimento intercultural. Foi, ainda, possível desenvolver a literacia digital dos alunos e a sua destreza enquanto utilizadores das novas tecnologias, visto que para acederem a muitas das tarefas e opções de resposta às questões colocadas, os alunos tiveram de usar os seus telemóveis e fazer a leitura de vários QR Codes espalhados pelos diferentes espaços da escola. Desta forma, promoveram-se técnicas de pesquisa e de síntese de informação e incrementou-se o domínio mais eficaz e utilização mais funcional dos dispositivos móveis e das ferramentas digitais. A forma como a atividade foi planeada fomentou nos alunos o espírito de equipa, a sua capacidade de organização e trabalho em grupo e a sua comunicação e colaboração proativa em torno de um objetivo comum.
A participação dos alunos foi muito positiva, tendo sido visível o interesse, dinamismo e entusiasmo com que se organizaram para responder aos desafios lançados.
Afinal, o amor esteve no ar e levou os alunos a realizarem esta atividade de forma muito apaixonada…
Departamento de Línguas Estrangeiras

30 Recomendações
85 visualizações
bookmark icon