Educação

Mariana Carvalho é a nova presidente da FECAP

• Favoritos: 16


Mariana Carvalho é a nova presidente da FECAP de S. João da Madeira, sucedendo assim a Ricardo Mota no cargo. Entre as prioridades está a continuidade de seminários, workshops, debates e a criação de um grupo de trabalho para a educação parental.

A Assembleia Geral da Federação Concelhia das Associações de Pais de S. João da Madeira (FECAP) decorreu no último dia 11 de fevereiro, tendo sido eleitos os novos elementos para os diversos órgãos sociais. Na corrida estava uma lista única, encabeçada por Mariana Carvalho como presidente e Marco Pinho como vice-presidente. “A lista foi eleita de forma unânime pelas muitas Associações de Pais presentes”, refere a FECAP.
Por sua vez, Ricardo Mota, presidente cessante, na sua última intervenção, apresentou “um breve relatório das atividades desenvolvidas nos últimos quase quatro anos”, salientando o apoio dado às Associações de Pais e Encarregados de Educação (AP) no que diz respeito ao funcionamento de ambas, quer através da realização de ações de formação, quer de webinares à “Fiscalidade” e, “até ao próprio propósito das Associações de Pais”.
Ricardo Mota enfatizou as “muitas dificuldades” que esta direção enfrentou e ultrapassou ao longo do mandato anterior, com especial incidência nos aspetos que dizem respeito à pandemia da covid-19 e o quanto ela “afetou” o movimento associativo parental, realçando que a nova direção, “reúne todas as condições, designadamente, capacidade e experiência necessárias para fazer crescer o movimento associativo parental em S. João da Madeira”.
Mariana Carvalho começou por agradecer aos elementos das Associações “que se disponibilizaram para fazerem parte da FECAP e por terem manifestado e demonstrado interesse no nosso objetivo comum, que é o de providenciar um futuro melhor para todas as crianças e jovens de S. João da Madeira”, fazendo jus ao lema da lista: “Juntos somos mais fortes”.
A nova presidente apresentou ainda o programa de atividades e objetivos para o biénio de 2022/2024. “O plano é assente em duas premissas fundamentais, nomeadamente, dinamização e mobilização das Associações de Pais e num estreitar de ligação com toda a Comunidade Escolar e não escolar do nosso concelho”, anunciou. Segundo a nova presidente, esses passam por dar “continuidade” à realização de seminários, workshops e debates.
Está ainda nos seus planos a criação de um grupo de trabalho para a “educação parental, reforçar a ação”, com vista aos objetivos da “Escola Amiga da Criança”, renovar e estabelecer novos protocolos e parcerias com as várias entidades no concelho, dando início ao projeto de elaboração de um guia para as Associações de Pais, assim como fomentar uma maior e melhor comunicação entre a FECAP e as AP, refere ainda a mesma nota enviada à nossa redação.

16 Recomendações
427 visualizações
bookmark icon