Educação

Serafim Leite de volta à Assembleia da República

• Favoritos: 75


Nos pretéritos dias 29 e 30 de maio, teve lugar a Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Secundário, tendo alcançado o AESL o direito de representar, de novo, o Círculo Eleitoral de Aveiro.
Esta missão parlamentar foi assumida, com responsabilidade e mérito, por uma comitiva de excelência: os deputados Lara Oliveira (11.ºA) e Rúben Marques (10.ºC) e o repórter Cláudio Silva (11.º B), acompanhados pela coordenadora do projeto, Dina Sarabando.
As diferentes delegações do Continente, das Regiões Autónomas, da Europa (Reino Unido) e Fora da Europa (Timor Leste) chegaram à Casa da Democracia, após o almoço, para o primeiro dia de trabalhos parlamentares. Os deputados do AESL foram incluídos na 1.ª Comissão, presidida pelos representantes do PS, José Carlos Alexandrino, e do CH, Rita Matias. Aqui, foram debatidos, na generalidade e na especialidade, os Projetos de Recomendação da respetiva comissão, tendo em conta o tema «Saúde Mental nos Jovens – Que desafios? Que respostas?». Findos os trabalhos, todos os envolvidos assistiram, na Sala do Senado, a um espetacular momento de magia, a que se seguiu o jantar no Refeitório dos Monges e a partida para o Star Inn Lisboa.
O segundo dia de trabalhos teve o seu início com a abertura solene do plenário, por parte do Presidente da AR, Augusto Santos Silva, contando, igualmente, com as intervenções do Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia. Seguidamente, a Mesa apelou à participação dos deputados da AR, em representação dos principais grupos parlamentares, de forma a darem resposta às questões eleitas nas comissões. Posteriormente, deu-se início ao Debate da Recomendação à Assembleia da República, em torno do preocupante tema da atual edição.
Ao meio-dia, o Presidente da Comissão de Educação e Ciência respondeu, em conferência de imprensa, às perguntas dos jornalistas das escolas, tendo participado neste evento o deputado Cláudio Silva.
Esta batalha parlamentar teve o seu desfecho com o discurso de encerramento, por parte do Deputado Eduardo Alves, Coordenador do Grupo de Trabalho subjacente ao «Parlamento dos Jovens», e assim chegou ao fim mais uma viagem política na capital do país.


Festa de final de ano na EB do Parque
A festa de final de ano letivo, na Escola Básica do Parque, foi fantástica!!! Os alunos cantaram, dançaram, representaram e até – imaginem! - tocaram diversos instrumentos musicais.
Todos os presentes ficaram encantados e divertiram-se imenso num final de tarde que se revelou muito positivo e agradável.
A Comunidade Escolar agradece o empenho e a colaboração da Associação de Pais pelo apoio incondicional e pela excelente organização.


Uma distinção multilingue… na Universidade de Aveiro!
No dia 1 de junho, alunos de Português Língua não Materna (A1) e do 7.º C, do AESL, foram agraciados, no Auditório do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, com o 2.º lugar, na categoria dos 10-15 anos, no concurso “Kamishibai Plurilingue”, financiado pela União Europeia, que contou com a participação de dezenas de escolas participantes ao nível nacional.
Este concurso constituiu uma oportunidade de integrar diferentes línguas e competências, no contexto educativo. Sendo o nosso Agrupamento um exemplo de multilinguismo, este projeto foi muito bem aceite e conduziu à criação da história “A aventura do menino Serafim”, levada a concurso. A produção textual e as vozes foram da autoria dos alunos de PLNM (nível A1) e todas as ilustrações contaram com a mestria dos alunos do 7.ºC.
A distinção final foi um prémio merecido por todo o trabalho desenvolvido pelos alunos que frequentam o AESL, provenientes da Síria, Afeganistão, Venezuela, Argentina, Ucrânia, Inglaterra e Suíça. Neste sentido, o “Kamishibai Plurilingue” favoreceu a inclusão social de todos os participantes.


AESL recebe mais prémios («Clássicos em Rede» e «Os Quatro Elementos»)
No dia 15 de junho, os alunos premiados dos projetos do PNL («Ler+Espaço» e «Ler+Mar»), do ano letivo transato, e das Olimpíadas da Cultura Clássica 2022’23, da RBE, deslocaram-se a Lisboa, ao Observatório Astronómico, para uma lição sobre «O Lado Brilhante do Universo», pelo Dr. João Afonso Costa, e à Faculdade de Letras, a fim de receberem os seus ansiados prémios literários. Estes projetos destacaram 22 alunos do agrupamento, de diferentes anos e turmas (6.ºB, 7.ºC, 9.ºC, 11.ºA e B).
Um dia cheio de estrelas e muita, muita cultura e leitura! Parabéns aos alunos que desenvolvem trabalhos de excelente qualidade e que tão longe levam o nome do AESL!


Olimpíadas da Rádio em Torres Vedras
A Serafim Leite participou, no dia 31 de maio, nas Olimpíadas da Rádio (2.ª edição), as quais contaram com a presença das 8 escolas finalistas das 150 que desenvolveram (e com qualidade) todos os desafios radiofónicos, ao longo deste ano letivo.
Os alunos envolvidos e professores (Dina Sarabando e Rui Gomes) deslocaram-se de São João da Madeira até Torres Vedras, para passarem um dia memorável. Aqui, foram realizadas três provas (notícia, publicidade e crónica ou artigo de opinião), nas quais participaram os locutores Rúben Marques (10.ºC), Lara Oliveira (11.ºA), Cláudio Silva, Edgar Vilas-Boas e Leonardo Santos, do 11.ºB. Para além da realização escrita dos «scripts», os locutores apresentaram, numa emissão da rádio ao vivo, o seu trabalho, oralmente.
Os radialistas contaram com o apoio de uma claque barulhenta e motivadora, constituída por alunos do 11ºA e B.
Após os resultados do júri, a Serafim Leite classificou-se em segundo lugar, mas não podemos esquecer as palavras finais do escritor Alexandre Honrado que não teve pejo em revelar que o AESL merecia ter sido a efetiva escola vencedora. Que bem que souberam estas palavras!
Foi, indubitavelmente, uma experiência que ficará na memória de todos os que estiveram presentes e, sem dúvida, mais uma grande peça para o puzzle que é a cultura dos alunos do AESL! Não podemos deixar de agradecer o incentivo da Direção do nosso Agrupamento e o apoio incondicional da Câmara Municipal de S. João da Madeira.


Uma Aventura… em Vila do Conde!
Nós, a turma do 4.ºA da Escola Básica de Fundo de Vila, fomos ao Azurara Parque Aventura, em Vila do Conde. Que grande aventura vivemos com todas as atividades programadas para nós!
Assim, muitos experimentaram, pela primeira vez, o Slide, o Air Bungee e as Torres Multi-Aventura e foi tão, mas tão emocionante! Toda aquela adrenalina… FANTÁSTICO!
Vivemos, também, momentos de suspense com a caça ao tesouro e que bem soube partilhar os nossos lanches.
Que dia memorável carregado de emoção, alegria e camaradagem!

 

 



 


 

 

 

75 Recomendações
198 visualizações
bookmark icon