Jornal Escola

Cerimónia de entrega de diplomas

• Favoritos: 74


No passado dia 18 de abril, o Agrupamento de Escolas de Arrifana homenageou os alunos do Curso Profissional Técnico de Juventude que terminaram com sucesso a sua formação, no Ciclo de Formação 2020/2023. Estes alunos desenvolveram competências profissionais em diversas áreas, nomeadamente no desenvolvimento pessoal, social e cultural de jovens.
Toda a cerimónia foi marcada pela celebração dos 50 anos do 25 de Abril, um marco histórico para o país e para todos os portugueses.
As músicas de intervenção, a escola, a família, a política, a censura/liberdade de expressão foram vertentes focadas nesta cerimónia, através de um paralelismo entre o passado e a atualidade.
Comemorar os 50 anos de abril tem sido a missão deste agrupamento, no presente ano letivo, sendo uma oportunidade para refletir o passado, valorizar o presente e construir um futuro melhor.


Projeto EDA50
(Re)viver abril
O projeto EDA50 “Escolas à Descoberta de Abril”, iniciativa assumida pelo Conselho Nacional de Educação, enquadra-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e consiste na recolha de testemunhos, por parte dos alunos com o apoio dos seus professores, junto da geração que viveu antes, durante e após o 25 de Abril de 1974.

O nosso agrupamento juntou-se a esta iniciativa e tem concretizado diversos encontros intergeracionais, convidando elementos locais de diferentes áreas temáticas, tais como educação, direitos civis, resistência política, arte, guerra do Ultramar, saúde, jornalismo, entre outros.
Através de narrativas de vida na primeira pessoa, os alunos têm vivido uma experiência enriquecedora, descobrindo porque é que o 25 de Abril foi e é um bem inestimável na nossa vida social, política e cultural.


Poesia Livre
O País do Silêncio ou o País de Abril
No dia 23 de abril, alunos do 3.º ciclo da Escola Básica e Secundária de Arrifana recriaram abril através da poesia, da música, da dança, do drama… Um momento cultural que quis colorir todos os presentes, mostrando que a liberdade alcançada em 1974 transformou por completo um país mergulhado no silêncio, libertando-o de todas as mordaças.
Uma atividade promovida pelos docentes de Português do 3.º ciclo.

 


SEMANA DA LEITURA
Encontro com a autora Alice Cardoso
A Semana da Leitura do Agrupamento (que decorre de 22 a 29 de abril) iniciou com seis encontros literários, nos dias 22 e 23 de abril, da escritora Alice Cardoso com crianças do pré-escolar e alunos do 1.º ciclo.
Através da música, das palavras, da expressão corporal, Alice Cardoso envolveu todas as crianças, levando-as a entrar no mundo das suas histórias. Leituras animadas que serão sempre lembradas, um verdadeiro tributo para assinalar o Dia Mundial do Livro (23 de abril).

74 Recomendações
278 visualizações
bookmark icon