Educação

Jornadas da Educação arrancam com homenagem à vereadora Irene Guimarães

• Favoritos: 110


Refletir sobre o papel da escola no século XXI, debater práticas pedagógicas, promover a inclusão e reforçar o envolvimento da comunidade educativa são os pilares que, todos os anos, marcam o início do novo ano letivo em São João da Madeira. Estes objetivos concretizam-se através do diálogo entre docentes e não docentes, investigadores e especialistas, técnicos e encarregados de educação.
As Jornadas da Educação (JE) 2025/2026 arrancaram ontem e decorrem até hoje, quinta-feira, na Casa da Criatividade, em São João da Madeira.
Promovida pela autarquia, esta 16.ª edição decorre sob o lema “Educamos para o Futuro”, colocando no centro do debate os desafios da educação contemporânea e as exigências de uma sociedade em constante transformação.
O Diretor-Geral da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), João Miguel Gonçalves, marcou presença na sessão de abertura das Jornadas da Educação - um encontro certificado pelo Centro de Formação de Professores, que contou, este ano, com 416 participantes inscritos, entre docentes e técnicos ligados ao setor.
Na sua intervenção, começou por enaltecer o papel fundamental dos professores na evolução do país ao longo das últimas décadas. “O que era Portugal há 50 anos, o que é hoje, esta transformação deve-se ao trabalho dos professores, ao trabalho de quem esteve no sistema educativo e é importante todos nós reforçarmos e termos sempre presente isto”. Dirigindo-se aos participantes, o responsável deixou ainda palavras de “tranquilidade”, sublinhando que o atual momento é marcado por uma fase de reestruturação na orgânica do Ministério da Educação, mas assegurou que os serviços continuam a funcionar com normalidade. Considerando esta mudança como uma “oportunidade para transformar a forma como se trabalha dentro da administração educativa”, João Miguel Gonçalves apelou a uma mudança real e não apenas superficial. “Pelo menos tenho tentado internamente dizer isto. Não é mudar os nomes, mudar as coisas e ficar tudo na mesma. É nós próprios que começamos a ter outra forma de trabalhar. É esse um desafio enorme para nós”.
Num tom próximo e disponível, reforçou o seu compromisso pessoal com os profissionais da educação, colocando-se à disposição para colaborar e apoiar. “Contem sempre comigo e estarem sempre ao vosso dispor”, finalizou.

Um pilar da cidade

O presidente da Câmara Municipal referiu os “grandes desafios que a educação enfrenta nos nossos dias”, começando pela “migração dos alunos estrangeiros”. Jorge Vultos Sequeira considera a integração de estudantes oriundos de outros países “uma questão absolutamente decisiva e fundamental para a coesão e para a paz social no nosso país”.
Apontando São João da Madeira como um exemplo a este nível, o autarca recorda que, em 2019, eram cerca de 70 os alunos estrangeiros nas escolas públicas da cidade, sendo que, atualmente, esse número é de 800. “Um crescimento exponencial”, demonstrativo de que o acolhimento de pessoas de diferentes países no concelho “é uma realidade absolutamente extraordinária”, que - como sustentou - contribui para o funcionamento dos estabelecimentos de ensino e para o desenvolvimento da economia.
Neste quadro, presidente da edilidade sanjoanense salienta a abertura da cidade “quer no que diz respeito ao acolhimento de refugiados, quer no que diz respeito ao acolhimento de cidadãos com o estatuto de asilo político, quer no que diz respeito ao acolhimento de migrantes”. Por isso, é necessária, como acontece em São João da Madeira, “uma escola plural, uma escola multicultural, uma escola que trate todos os alunos da mesma maneira, de acordo com as regras da nossa Constituição da República”.
Outro “grande desafio” que, segundo o autarca, se coloca ao sistema educativo na atualidade é “a tutela da qualidade do conhecimento e da informação”, pois - sublinha - “vivemos uma época em que a degradação da informação é um fenómeno assustador” que é necessário enfrentar, tendo o setor da Educação um papel decisivo a esse nível: “Na linha de frente desta batalha, devem estar também as escolas, devem estar os educadores, devem estar os professores e todas as pessoas que trabalham no sistema ensino”. Sequeira acrescenta ainda que as escolas têm um importante papel em duas causas determinantes para a sociedade atual: a defesa da democracia e a defesa do ambiente.
O chefe do executivo considera que o papel ativo das escolas de São João da Madeira fica bem patente no nível da sua participação no Projeto Educativo Municipal, o qual inclui, para este ano letivo, mais de 150 atividades, incidindo em diversas áreas, da cidadania à ecologia, com destaque para programas como a Assembleia Municipal Jovem ou o FORA/Erasmus Municipal, que, ao longo dos últimos oito anos “abrangeram cerca de 350 jovens”. A introdução dos “Lanches Escolares Saudáveis” nos jardins de infância e 1.º ciclo foi outras das medidas referidas.
Na sua intervenção, o autarca adiantou igualmente que o Município tem vindo “a realizar obras em diversos edifícios” escolares, “estando projetadas” outras intervenções, nomeadamente na Escola do Parrinho, que viu o concurso público inicial ficar “deserto” por falta de empresas concorrentes, refletindo uma carência de empreiteiros que, como salientou o autarca, afeta o país. Mas o procedimento vai ser agora relançado para que esse estabelecimento de ensino seja alvo de “uma remodelação profunda”. No período em que decorrerem as obras, os alunos terão aulas nas antigas instalações do Externato D. Dinis. “Também estamos a trabalhar, e praticamente a finalizar, o projeto de requalificação da Escola das Fontainhas. Estamos já a fazer estudos para intervir na escola de Casaldelo. E está concluído, já há bastante tempo, a aguardar financiamento - que cabe ao Estado -, o projeto, extraordinário e estruturante, de intervenção na EB2/3, antigo ciclo preparatório”, acrescentou o edil, que considera que “a Educação é decisiva, é fundamental e é um pilar da nossa cidade”, enaltecendo as escolas da cidade - e quem nelas exerce funções - pela “excelência do seu trabalho, pelo seu empenho, pelo seu compromisso com a cidade e com todas as atividades que ocorrem na cidade, nos mais diversos domínios e nos mais diversos campos”.

“Autarca reconhece profunda gratidão e amizade”
A abertura das Jornadas da Educação deste ano terminaram com uma homenagem à vereadora Irene Guimarães, que, depois de oito anos, vai deixar essas funções na autarquia no final do atual mandato. Um “ato de reconhecimento”, nas palavras do presidente da Câmara Municipal, que chamou ao palco a responsável pela área da educação, a quem ofereceu simbolicamente um ramo de flores e para quem pediu “uma ovação” dos presentes.
Jorge Vultos Sequeira expressou a sua “profunda gratidão, amizade e admiração” a Irene Guimarães, realçando que “protagonizou, de modo fundamental e decisivo, todas as medidas que a autarquia projetou e executou no que diz respeito ao seu programa educativo”.
Depois de um forte abraço ao presidente acompanhado por longos aplausos da plateia, a vereadora agradeceu “muito este gesto” que “não estava no programa” e deixou votos de “umas boas e excelentes jornadas” aos participantes.
110 Recomendações
1632 visualizações
bookmark icon

Farmácias abertas

tempo