No passado sábado, 5 de outubro, o Instituto de Línguas Helena Nicolau celebrou mais uma edição da tradicional cerimónia de entrega de diplomas. O evento, que decorreu nas instalações da escola, distinguiu 48 alunos que concluíram com sucesso os exames de certificação internacional da Universidade de Cambridge, referentes ao ano letivo de 2023/24. Apesar do mau tempo, que obrigou a deslocar a cerimónia para o interior, o entusiasmo foi elevado e a sala esteve cheia com alunos e familiares.
Este ano, foram atribuídos diplomas nas seguintes categorias:
- 12 alunos receberam o certificado Starters (nível pré-A1)
- 5 alunos o Key English Test (KET - nível A2)
- 3 alunos o Preliminary English Test (PET - nível B1)
- 6 alunos o First Certificate in English (FCE - nível B2)
- 12 alunos o Certificate in Advanced English (CAE - nível C1)
- 10 alunos o Certificate of Proficiency in English (CPE - nível C2), o mais elevado grau de certificação.
Entre os participantes dos exames Starters, destaque para os alunos das EB1 locais, que em março frequentaram o Curso de Páscoa do Instituto. Este curso, que acontece anualmente durante as férias letivas da Páscoa, é gratuito e inclui 10 horas de preparação específica para o exame, destinado a crianças entre os 8 e os 12 anos. O exame Starters, realizado no dia 13 de abril, foi organizado em parceria com o Knightsbridge Examination & Training Centre, o primeiro Platinum Exam Centre de Cambridge em Portugal, com quem a escola colabora desde 2023. Importa ainda sublinhar que o Instituto Helena Nicolau subsidia 50% do custo do exame, reforçando a sua missão de inclusão social e apoio à comunidade.
A cerimónia contou com a presença de Lucy Castro, representante do Knightsbridge Examination & Training Centre, que teve a honra de entregar os diplomas aos alunos. Os convidados puderam desfrutar de um lanche preparado pela CERCI de S. João da Madeira, através do seu programa de Formação Profissional em Hotelaria, e as iguarias foram uma vez mais um sucesso e muito apreciadas pelos presentes.
Os resultados obtidos pelos alunos foram de elevado nível, com uma percentagem significativa a superar os 75%. No final da cerimónia, foram entregues os prémios de "Melhor resultado 2024" aos alunos que se destacaram em cada exame:
- KET: Matilde Ferreira, com 141 pontos (de um total de 150);
- PET: Maria Cruz, com 158 pontos (de um total de 170);
- FCE: Matilde Santos, com 184 pontos (de um total de 190);
- CAE: Daniela Duarte, com 204 pontos (de um total de 210);
- CPE: Rafael Pinto, com 221 pontos (de um total de 230).
O Instituto de Línguas Helena Nicolau trabalha desde 1964 com foco no ensino e divulgação de línguas e culturas estrangeiras. Sendo uma instituição não lucrativa, integrada na Associação Cultural Alão de Morais, “a nossa escola tem dado particular importância ao longo destes 60 anos a permitir o acesso de todos os interessados a uma preparação de excelência para os exames de certificação internacional das diferentes línguas lecionadas, trabalhando arduamente para que toda a comunidade educativa tenha conhecimento da importância desta certificação para o futuro de cada aluno. Continuamos a verificar um interesse crescente na realização destes exames, com muitos alunos com o objetivo de terminar os estudos ou trabalhar no estrangeiro. Temos neste momento vários ex-alunos a estudar ou a trabalhar em diferentes partes do globo e estamos muito orgulhosos do nosso pequeno contributo para a concretização de um sonho que tanto se esforçaram para alcançar”, sublinha Ana João Borges.