Educação

Erasmus Municipal: alunos do 12.º ano deslocaram-se a Madrid

• Favoritos: 17


Realizou-se a terceira mobilidade no âmbito do Programa F.O.R.A., uma iniciativa de Erasmus Municipal promovida pela Câmara de S. João da Madeira.

Este ano, entre 13 e 15 de julho, os alunos do 12.º ano participantes deslocaram-se a Madrid, onde visitaram, nomeadamente, a Residência Oficial do Embaixador de Portugal em Espanha, situada no Palacete dos Duques de Híjar.
Aí, o grupo foi recebido por Filipa Soares, adida para Assuntos de Educação da Embaixada de Portugal em Madrid, tendo a oportunidade de conhecer a história do edifício e do seu funcionamento, de estar no salão onde são realizadas as receções oficiais, bem como de conhecer a biblioteca particular do Embaixador, entre outros espaços da Residência Oficial.
O roteiro incluiu também “La Casa Encendida – Centro Social e Cultural”, que já acolheu uma exposição do Centro de Arte Oliva, fruto de uma parceria entre as respetivas entidades e onde os estudantes de S. João da Madeira desfrutaram de uma visita guiada através da exposição “Creaturas vulnerables”, com curadoria de Andrea Bagnato e Iván L. Munuera, que reúne explorações arquitetónicas e artísticas de infecção, doença e saúde, com o objetivo de contribuir para uma reflexão mais profunda sobre a recente pandemia.
Do programa da viagem fizeram parte ainda visitas aos Museus mais emblemáticos de Madrid, nomeadamente, o Museu do Prado e o Museu Reina Sofia onde os participantes puderam fruir da arte de alguns dos mais conceituados pintores do mundo. Com apoio de um guia local, percorreram igualmente pontos de interesse histórico, cultural e turístico, designadamente, a Puerta del Sol a Plaza Mayor, o Mercado San Miguel, o Templo de Debod com vista para a Catedral de La Almudena, Plaza de España, Plaza Cibeles e o Parque do Retiro, entre outros.

Experiência enriquecedora
No final, as reações de alunos participantes foram no sentido de valorizar a oportunidade que lhes foi proporcionada de realizaram uma visita educativa e cultural à capital espanhola, que classificaram com expressões como “uma experiência incrível” e “enriquecedora”, de “grande interesse”, que “ficará na memória”, tendo sido “espetacular desde a organização até ao ambiente muito agradável que se criou no grupo”, apesar de “curtinha e do calor”.

 

17 Recomendações
64 visualizações
bookmark icon