Jornal Escola

Erasmus+ Fighters Against Light Pollution

• Favoritos: 94


Sob o desafio de refletir sobre a problemática da Poluição Luminosa, foram dinamizadas diversas atividades.

Na semana de 6 a 10 de fevereiro, realizou-se no Agrupamento de Escolas de Arrifana o 2.º Encontro do Projeto Erasmus+: Fighters Against Light Pollution (FALP). Ao longo da semana, foram desenvolvidas várias atividades com parceiros de duas escolas da Turquia - Aydin e Istambul, uma escola de Espanha - Palma de Maiorca e uma escola da Islândia - Reiquejavique.


Sob o desafio de refletir sobre a problemática da Poluição Luminosa, foram dinamizadas diversas atividades. No primeiro dia, destacou-se a visita de estudo realizada ao Planetário do Porto e à zona ribeirinha da cidade. Na tarde do segundo dia, decorreu um seminário no Europarque com o comunicador de Ciência Dr. Miguel Gonçalves. O terceiro dia envolveu a dinamização de três workshops, dos quais destacamos a participação do professor Pedro Gual, que abordou a atual missão a Marte e os seus desafios futuros. A manhã do quarto dia decorreu no Centro Náutico À Beira Douro – Medas, ficando marcado pela prática de atividades náuticas como caiaque, padel e vela. Por fim, no último dia, os alunos apresentaram as newsletters do trabalho desenvolvido ao longo da semana e participaram na cerimónia final de entrega de certificados.
De acordo com os testemunhos dos alunos e professores, esta mobilidade constituiu uma fantástica e inesquecível experiência!

 

Promoção de bem-estar mental
Por ti
Considerando importante o bem-estar mental de toda a Comunidade Educativa, o Agrupamento de Escolas de Arrifana, Santa Maria da Feira aliou-se ao programa “Por ti – programa de promoção de bem-estar mental nas escolas”, que tem como objetivo o desenvolvimento de competências de regulação emocional que contribuam para estilos de vida mentalmente mais equilibrados.
Neste sentido, o Agrupamento e a EPIS - Empresários Pela Inclusão Social, em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental (UPC) da Universidade de Coimbra, vão desenvolver sessões para a sua comunidade educativa.
A primeira fase de implementação do programa, já iniciada este mês, compreende a realização de sessões de sensibilização em grupo com alunos, famílias, professores, assistentes operacionais e técnicos especializados das escolas, com vista à consciencialização sobre o bem-estar mental e a necessidade de estar alerta para entender os primeiros sinais e sintomas.

Pré-Escolar
Robótica & Programação
Como de pequenino é que se torce o pepino, já arrancou no Agrupamento de Escolas de Arrifana o projeto “Robótica & Programação”, comparticipado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e distribuído por sessões quinzenais de uma hora, até ao final do ano letivo.
A robótica permite à criança desenvolver múltiplas e diversas competências, tais como a resolução de problemas, o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e pensamento abstrato. Além disso, promove o trabalho colaborativo e a comunicação oral.
As crianças são estimuladas a ganharem o gosto pela programação e a aprender programando de uma forma lúdica e divertida!

94 Recomendações
215 visualizações
bookmark icon