O Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior (AEOJ) continua a desenvolver projetos de intercâmbio, estando previstas para este ano 36 mobilidades de alunos dos cursos profissionais para realização de estágios no estrangeiro.
As mobilidades serão preparadas e implementadas para alunos dos cursos profissionais de técnico de multimédia e de técnico de análise laboratorial.
Desta forma, os alunos terão a possibilidade de desenvolver trabalho na sua área de formação, durante 30 dias, num dos três países à escola: Irlanda, Itália e Espanha. Atendendo à situação de pandemia, prevê-se que as mobilidades sejam realizadas durante o mês de setembro.
Uma das alunas candidatas a este programa de mobilidade é Mariana Silva, que frequenta atualmente o 12º ano do curso profissional de técnico de multimédia, e que está “muito contente por ter a oportunidade de realizar a candidatura a um projeto internacional”, acrescentando que “a participação neste tipo de projeto vai ser uma experiência enriquecedora e completamente nova”.
“Vai proporcionar melhorar os meus conhecimentos técnicos, conhecer uma cultura diferente da nossa, aperfeiçoar a língua inglesa e, quem sabe, aprender uma nova língua”, justifica a aluna do AEOJ. Mariana Silva refere ainda que também espera “fazer novas amizades, conhecer a história de vida de outras pessoas”, bem como desenvolver a sua “autonomia, ficando assim melhor preparada para encarar o futuro.”
O Agrupamento explica que o projeto vai permitir aos participantes desenvolverem, essencialmente, as competências transversais necessárias ao sucesso na sua vida profissional futura.
Assim, será dada especial atenção ao desenvolvimento da sua autonomia, responsabilidade, criatividade, flexibilidade, adaptação a novas situações e resolução de problemas. As competências específicas na área profissional do participante serão desenvolvidas na realização de tarefas adequadas à sua formação durante o período de estágio, com constante supervisão e monitorização.
Além disso, o desenvolvimento da competência linguística em inglês será uma prioridade, pois a mestria na sua utilização oferece mais oportunidade de colocação profissional.
Desta forma, com a experiência internacional, os participantes ficarão mais aptos a aceitar desafios no futuro, nomeadamente possíveis carreiras profissionais no estrangeiro, por forma a que não constituam um problema, mas sim uma oportunidade.
Ao longo dos últimos anos, têm sido implementados projetos que contribuem ainda para o enriquecimento pessoal e social dos alunos. Nesse sentido, o AEOJ tem investido cada vez mais na internacionalização da instituição, elaborando um Plano de Desenvolvimento Europeu. O trabalho tem vindo a ser desenvolvido a pensar no futuro dos alunos, por um lado, perspetivando a motivação dos alunos para as aprendizagens e, por outro, abrindo os horizontes para o mercado global.
Uma das estratégias delineadas, nesse sentido, passa por fomentar a atratividade e a credibilização da educação e formação profissional, através de estágios internacionais.
Quem já passou por esta experiência considera-a positiva, tal como Jéssica, Diogo e Beatriz. Para Jéssica, foi “uma experiência bastante positiva e enriquecedora, tanto a nível profissional, como a nível cultural”. “Aprendi bastante sobre a cultura inglesa, bem como novos métodos e técnicas de trabalho”, indica.
Por sua vez, Diogo conta que terminou a experiência com uma porta aberta para trabalhar no estrangeiro. “No final do estágio, o responsável da empresa escreveu no relatório final que gostaria de me empregar na sua empresa, num futuro próximo, o que me agradou muito, valorizando as minhas competências”.
Já Beatriz refere que conseguiu “utilizar várias ferramentas” das que adquiriu ao longo do curso profissional de técnico de multimédia, tendo ainda aprendido “novas técnicas de trabalho”.
Em suma, se a situação epidemiológica mundial assim o permitir, o AEOJ poderá somar mais 36 experiências enriquecedoras de alunos em contexto internacional.