Educação

Entrega de diplomas aos alunos do Instituto de Línguas

• Favoritos: 14


Decorreu no passado sábado, 15 de outubro, a cerimónia de entrega dos diplomas no Instituto de Línguas Helena Nicolau.

“2022 foi o ano que pudemos regressar à normalidade e realizar todas as actividades habituais que tínhamos previstas”, nomeadamente o Curso de Páscoa e o exame Starters, que não funcionaram em 2020 e 2021 devido à pandemia. O Curso de Páscoa é um curso gratuito que decorre durante a interrupção lectiva da Páscoa, no qual participam os alunos mais jovens e também alunos interessados do 4º ano das EB1 da cidade. São 10 horas de preparação para o exame Starters, o primeiro dos exames da Universidade de Cambridge concebidos especialmente para crianças dos 8 aos 12 anos. Os alunos interessados depois de se inscreverem no exame, que este ano se realizou a 30 de Abril nas instalações do Instituto de Línguas, conduzido por examinadores do British Council. O exame é financiado em 50% pelo Instituto de Línguas Helena Nicolau, de forma a preservar a sua componente social e solidária, como instituição não lucrativa.
No total, foram entregues 50 certificados, relativos aos exames de Cambridge (48) e DELF (2) realizados durante o ano de 2022 (ver caixa).
Este ano a entrega de diplomas voltou a ter lugar em Outubro, como era costume antes de 2020, e contou mais uma vez com a presença de Tim Perry, diretor do British Council Portugal, que viajou desde Lisboa para estar presente na cerimónia. Como também já é tradição, a confeção do lanche ficou a cargo da CERCI S. João da Madeira, no âmbito da Formação Profissional em Hotelaria que a instituição providencia aos seus utentes. As iguarias preparadas fizeram mais uma vez as delícias de todos os presentes.
De salientar mais uma vez os excelentes resultados obtidos pelos alunos, com uma elevadíssima percentagem de resultados acima dos 75%. “Como vem sendo habitual, os alunos com os melhores resultados de cada nível foram galardoados com o prémio de «Melhor resultado 2022». Foram entregues 8 prémios no total (ver caixa).
Continuamos a verificar um interesse crescente na preparação para a certificação internacional nas diferentes línguas, com muitos alunos com o objetivo de terminar os estudos ou trabalhar no estrangeiro. Neste momento temos vários antigos alunos em diferentes partes do globo a frequentar o ensino superior. É um enorme orgulho podermos dar um pequeno contributo na concretização de um sonho que tanto se esforçaram para alcançar”, afirma Ana João Borges, diretora do Instituto.

Diplomas entregues
- 2 DELF B1 (Diplôme d’Études en Langue Française - nível B1)
- 11 Starters (nível pré-A1)
- 3 KET (Key English Test - nível A2)
- 8 PET (Preliminary English Test - nível B1)
- 16 FCE (First Certificate in English - nível B2)
- 4 CAE (Certificate in Advanced English - nível C1)
- 6 CPE (Certificate of Proficiency in English - Nível C2,
o nível mais elevado de certificação da língua)

Prémio melhor resultado
- No exame KET, Maria Miguel Leal obteve 147 num total de 150;
- No exame PET, Andreia Castro, Daniela Duarte e Filipa Monteiro
obtiveram 165 num total de 170;
- No exame FCE, Rafael Pinto e Vicente Cruz obtiveram 182
num total de 190;
- No exame CAE, Bruno Pereira obteve 192 num total de 210;
- No exame CPE, Diana Barbosa obteve 224 num total de 230.

 

14 Recomendações
84 visualizações
bookmark icon