Educação

Cursos profissionais: uma “oferta formativa e inovadora”

• Favoritos: 17


S. João da Madeira continua a ser um dos concelhos da Área Metropolitana do Porto com maior oferta de cursos profissionais, que dão equivalência ao ensino secundário. A rede foi definida em articulação pelas escolas e o Ministério da Educação.

Técnico de Proteção Civil e Técnico de Apoio Psicossocial são os dois novos cursos que serão oferecidos, em S. João da Madeira, para os alunos que terminam o 9.º ano de escolaridade e pretendem completar o ensino secundário numa cidade que continua a ser um dos concelhos da Área Metropolitana do Porto com maior oferta de cursos profissionais, que dão equivalência ao ensino secundário.
Numa altura em que o ano letivo 2020/2021 está a caminho do fim, as famílias e os alunos que terminam o ensino básico começam a definir as suas escolhas para o seu futuro escolar.
No ano letivo 2021/2022 serão 17 os cursos profissionais a serem ministrados nas escolas de S. João da Madeira. Duas novidades são o de Técnico de Proteção Civil, na Escola Secundária João da Silva Correia, e o de Técnico de Apoio Psicossocial, na Escola Secundária Oliveira Júnior.
António Mota Garcia, responsável pelo Agrupamento João da Silva Correia (AEJSC), explicou que o curso Técnico de Proteção Civil, de nível IV (equivalente ao 12º ano), poderá ser uma “mais-valia que constitui este tipo de formação, principalmente no contexto pandémico que vivemos, o qual obrigou muitas entidades e instituições a repensar/elaborar os seus planos de contingência, dando grande enfoque à área da Segurança e Higiene no trabalho”.
Entende tratar-se de uma “oferta formativa e inovadora” na cidade e na região, e diz estar convicto que “aliciará muitos jovens, que procuram uma formação na área do socorro, da assistência a pessoas e bens e na prevenção de risco.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3848 de O Re­gi­onal, pu­bli­cada em 17 de junho de 2021.

17 Recomendações
75 visualizações
bookmark icon