Educação

Cerimónia de finalistas do AESL celebra a Cultura Portuguesa com “Os Lusíadas”

• Favoritos: 22


A noite de sexta-feira, dia 13 de dezembro, foi abrilhantada com a cerimónia de entrega dos diplomas aos alunos finalistas do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, no ano letivo 2023’24, a qual marcou o culminar de anos de dedicação e esforço. Às portas da Casa da Criatividade, os convidados foram prazenteados com um espetáculo ao ar livre, protagonizado por alunos vestidos de branco, simbolizando a esperança de um futuro promissor para todos os finalistas, que ostentavam diversos adereços, fazendo uso do aproveitamento de materiais. Este introito foi, ainda, recheado com uma peça musical perpetrada pela Banda de Música de S. João da Madeira.
Após este momento de festa e o reencontro entre alunos e professores, os convidados iniciaram uma viagem inolvidável rumo ao palco da emocionante cerimónia de entrega dos diplomas aos alunos do Ensino Secundário, brilhantemente decorado, de novo, em tons de branco, um verdadeiro Olimpo. Apresentado por Leonor Lima (7.ºA) e João Justo (9.ºD), o evento seguiu, ao longo do seu percurso, a rota dos marinheiros lusitanos imortalizada na epopeia «Os Lusíadas», a obra-prima de Luís de Camões.
A cerimónia, que acolheu pais, amigos, professores e outros membros da comunidade educativa, contou, para além da performance musical da talentosa Banda de Música, com outras atuações (da Academia de Música, da Escola de Dança - Ginasiano e o Conservatório de Dança do Norte), proporcionando um espetáculo ainda mais mágico.
No início da cerimónia, foram dirigidas sentidas palavras, através de discursos emocionantes, aos alunos finalistas, por parte da Diretora do Agrupamento (Helena Resende), da Presidente do Conselho Geral (Isabel Valente), assim como dos representantes dos alunos no Conselho Geral e da Associação de Estudantes (Rúben Marques e Mariana Martins), que refletiram sobre as memórias construídas ao longo dos anos, as amizades que perdurarão e os desafios que estão por vir.


Assim, num ambiente em que imperava o brilho, o qual nos fez navegar pelas páginas históricas da epopeia nacional, recordando episódios e figuras emblemáticas, desfilaram, com orgulho, a fim de receberem os seus merecidos diplomas, sob aplausos calorosos, os grandes heróis desta aventura por terras sanjoanenses – os finalistas da Serafim Leite. Deste modo, cada turma, desde o 12.º A ao 12.º F, para além das turmas do Centro Qualifica (RVCC e EFA), foi sendo introduzida de acordo com a ação dos cantos d’ “Os Lusíadas”, que ecoavam a jornada de descoberta e superação vivida por cada um dos grupos vitoriosos. Indubitavelmente, a conexão entre a epopeia camoniana e a trajetória dos alunos finalistas trouxe um toque especial ao evento, inspirando todos os presentes.
A cerimónia contou, ainda, com a apresentação da aventura por terras da Alsácia, que decorreu de 14 a 18 de julho, na senda do programa «FORA Erasmus», como reconhecimento do mérito dos alunos envolvidos. Neste momento, interveio, também, a senhora vereadora da Educação, Irene Guimarães, que entregou os certificados aos respetivos discentes.
A cerimónia de entrega dos diplomas não só celebrou a conclusão de uma etapa como reforçou a importância das raízes culturais e da educação na formação de cidadãos conscientes e preparados para o futuro, passando a mensagem de que, assim como os navegadores dos Descobrimentos portugueses, os finalistas estão, agora, prontos para desbravar novos horizontes e escrever as suas próprias histórias.

Dina Sarabando

22 Recomendações
62 visualizações
bookmark icon