Câmara Municipal aprova plano de apoio financeiro às escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância

A Câmara Municipal de S. João da Madeira aprovou um plano de apoio financeiro para o funcionamento das escolas do 1.º ciclo do ensino básico e dos jardins-de-infância da rede pública do concelho no ano letivo 2024/2025, que contempla um investimento total de uma despesa total de 21.743 euros.
Estes apoios destinam-se à aquisição de material escolar, à manutenção de fotocopiadoras e equipamento informático, ao funcionamento das Bibliotecas Escolares e às atividades de animação e apoio à família nos três agrupamentos de escolas de S. João da Madeira.
No que concerne ao material escolar, o apoio financeiro estabelecido é de 5 euros por alunos, de forma a contribuir para a aquisição de material de desgaste e de uso corrente nas salas de aula e de atividades. Atendendo ao universo de 1609 crianças matriculadas no pré-escolar e 1,º ciclo dos três agrupamentos do concelho, está em causa uma verba de 8.015 euros nesta vertente.
Relativamente à contribuição municipal para as despesas de manutenção de fotocopiadoras e equipamento informático, ficou definido um montante de 3.000 euros em subsídios aos agrupamentos de escolas, com a divisão a ser feita em função do número de alunos.
Para promover a realização de atividades de animação da leitura junto da comunidade educativa e para apoiar a produção de documentos através dos recursos multimédia recentemente adquiridos pelo Município, foi decidida a concessão de subsídios ao funcionamento das bibliotecas dos agrupamentos de escolas, num total de 3600.00 Euros, também distribuídos de acordo com o número de alunos
O apoio aos agrupamentos de escolas inclui ainda uma parcela de 7.128 euros, destinada à aquisição, por parte do Município, de livros, material didático e equipamento para a valência de Atividades de Animação e Apoio à Família, que funciona em 22 salas dos diferentes agrupamentos.

