Educação

Ano letivo arranca hoje na cidade

• Favoritos: 97


A rotina começa hoje para os alunos das escolas da cidade e com ela chegam as dores de cabeça para muitos alunos e encarregados de educação. Um ano letivo que continua a dividir-se na cidade em dois semestres e não nos tradicionais três períodos.

As escolas reabrem hoje as portas em S. João da Madeira para o arranque de mais um ano letivo, com cerca de cinco mil alunos do 1.º ao 12.º anos de escolaridade a começar as aulas, que vai ser divididos por dois “grandes” semestres. Assim, o primeiro, arranca esta quinta-feira, dia 14, e decorrerá até 26 de janeiro, com interrupções de 13 a 17 de novembro, 22 de dezembro a 2 de janeiro e de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. O segundo semestre arranca a sua atividade letiva a 5 de fevereiro e termina a 4 de junho (9.º, 11.º e 12.º anos). A 14 de junho para os 5.º, 6.º, 7,º, 8º, e 10.º anos. A 28 de junho para o Pré-Escolar e 1.º ciclo. As interrupções decorrem a 12 e 13 de fevereiro e de 25 de março a 1 de abril.
O início do ano letivo significa todos os anos para os encarregados de educação o fazer contas à vida, preparar a compra de alguns manuais e material escolar para os filhos. Desde o comércio tradicional às grandes superfícies, a azáfama é visível nas últimas semanas com a escolha dos cadernos, lápis e todo o material necessário e recomendado pelas escolas.
António Lopes e Vera Resende são pais de Ana e Beatriz, que vão frequentar o 5.º ano. Numa conversa com ‘O Regional’, mostram-se tranquilos com o regresso das filhas à escola, uma vez que “tudo foi pensado atempadamente” e assumem que “muito material foi recuperado do ano anterior, como material de EVT e mochilas”.
Numa grande superfície da cidade, o casal mostrava-se atento às promoções para “aproveitar” descontos de materiais. “Sentimos um aumento nos preços em relação ao ano anterior”, o que, “altera e muito o orçamento familiar”, assegura.

“Os semestres resultam mais do que os períodos letivos”

Andreia Carneiro, mãe de uma criança que vai para o 5.º ano, não esconde a satisfação deste regresso. “As crianças necessitam de convívio umas com as outras e em casa é difícil impedir o acesso aos telemóveis, computadores e à própria televisão”. Mãe de um aluno “atento”, e que gosta de aprender, com bons resultados na avaliação, o que mais lhe importa são as “amizades que podem ficar para a vida, a ligação aos professores, regras, disciplina que a escola permite”. Andreia e Thiago, mãe e filho, concordam com a escolha dos dois semestres. “Os semestres resultam mais do que os períodos letivos”.
Mãe e filho estão “tranquilos” com as descobertas dos novos temas que os livros trazem, depois da chegada dos livros a casa, depois do levantamento dos vouchers online e o pedido de entrega. “Tudo mais fácil assim”. A última etapa aconteceu esta semana na compra do material necessário que foi solicitado pela nova docente, sendo que a mochila continuará a mesma. “Não que não pudesse ter uma nova, mas porque faz cada vez mais sentido incutir nos nossos filhos o princípio de utilizar a mesma, porque está perfeitamente em bom estado”.
Andreia comprou os cadernos de capa preta, “os mais em conta”, e as canetas e os lápis de cor, marcadores e separadores “podem ser usados novamente”, enfatiza Andreia.

1º SEMESTRE
• ATIVIDADE LETIVA
Início:  14 de setembro
Fim: 26 de janeiro
• INTERRUPÇÕES
13 a 17 de novembro
22 de dezembro a 2 de janeiro
29 de janeiro a 2 de fevereiro

2º SEMESTRE
• ATIVIDADE LETIVA
Início: 5 de fevereiro
Fim:
4 de junho (9º, 11º e 12º ano)
14 de junho (5º, 6º,7º, 8º e 10º ano)
28 de junho (Pré-Escolar, 1º ciclo)
• INTERRUPÇÕES
12 e 13 de fevereiro
25 de março a 1 de abril
97 Recomendações
195 visualizações
bookmark icon