No transato dia 10 de dezembro, o Centro Multidisciplinar Interativo do Agrupamento acolheu a primeira sessão da Assembleia Geral de Alunos (AGA), relativa ao ano letivo 2024’25, tendo reunido os quatro representantes de todas as turmas, do 3.º ao 12.º anos. A sessão contou com a moderação e participação das representantes da Direção: Helena Resende, Mirna Bernardo e Dina Sarabando.
Após o progresso sentido, na última década, relativamente a um ensino cada vez mais digital, o certo é a polémica está instalada, daí que a temática central desta assembleia tenha recaído no uso do telemóvel nos estabelecimentos de ensino, em destaque desde o início do ano letivo. A sessão decorreu de acordo com os pontos da ordem de trabalhos delineados, previamente, tendo a Diretora do Agrupamento dado início ao debate, abordando as recomendações provindas do MECI, contextualizando, assim, a discussão e esclarecendo os alunos sobre todas as informações necessárias. É pertinente ressalvar que todo o trabalho aqui desenvolvido proveio das medidas delineadas, em cada turma do Agrupamento, a partir da implementação de uma nova iniciativa: a Assembleia de Turma. Assim, foram colocadas «em cima da mesa» 20 medidas, destacando-se, a título exemplificativo, a proibição total do uso de telemóveis em determinados ciclos, restrições específicas, iniciativas de sensibilização para pais e alunos e a criação de uma “brigada anti-tecnologias”.
Após o período de debate, todas as medidas foram colocadas a votação, sendo que aquelas que reuniram mais votos a favor foram as seguintes:
- Restrição total do uso do telemóvel, em recinto escolar, até ao 7.º ano de escolaridade;
- Existência de um recipiente fixo, em cada sala de aula, no qual os alunos deverão colocar, obrigatoriamente, o seu telemóvel;
- Implementação de palestras e outras iniciativas de sensibilização, por ciclos de estudo, dirigidas aos Encarregados de Educação e a todos os alunos, de forma a sensibilizar todos os intervenientes para a diminuição da dependência em relação aos dispositivos eletrónicos.
Após a concretização desta assembleia, na qual, mais uma vez, se deu voz aos alunos, as medidas eleitas foram encaminhadas, para análise, para os órgãos competentes do Agrupamento. A iniciativa promoveu, como esperado, um diálogo crucial sobre o impacto das tecnologias em ambiente escolar, reforçando o papel ativo dos alunos na construção de soluções para questões tão atuais e pertinentes.
Cerimónia de finalistas do AESL celebra a Cultura Portuguesa com “Os Lusíadas”
A noite do dia 13 de dezembro foi abrilhantada com a cerimónia de entrega dos diplomas aos alunos finalistas do AESL, do ano letivo transato. Às portas da Casa da Criatividade, os convidados foram prazenteados com um espetáculo ao ar livre, protagonizado por alunos vestidos de branco, simbolizando a esperança de um futuro promissor para todos os finalistas. Este introito foi, ainda, recheado com uma peça musical perpetrada pela Banda de Música da cidade.
Após este reencontro, os convidados iniciaram uma viagem inolvidável rumo ao palco da emocionante cerimónia, brilhantemente decorado como um verdadeiro Olimpo. Apresentado por Leonor Lima e João Justo, o evento foi homenageando, igualmente, a rota dos marinheiros lusitanos imortalizada na epopeia de Camões. A cerimónia contou, para além da performance da Banda de Música, com outras atuações (da Academia de Música, da Escola de Dança - Ginasiano e do Conservatório de Dança do Norte), contribuindo para um espetáculo imensamente mágico.
No início da cerimónia, a Diretora do Agrupamento dirigiu as mais sentidas palavras aos alunos finalistas, assim como a Presidente do Conselho Geral e, ainda, os representantes dos alunos neste órgão (Rúben Marques e Mariana Martins), que refletiram sobre as memórias construídas ao longo dos anos.
Posteriormente, recordando as páginas d’ «Os Lusíadas», os seus episódios e figuras emblemáticas, desfilaram, com orgulho, sob aplausos calorosos, os grandes heróis desta aventura por terras sanjoanenses – os finalistas da Serafim Leite, sublinhando-se a jornada de descoberta e de superação vivida por cada um.
A cerimónia contou, também, com a apresentação da aventura por terras da Alsácia, na senda do programa «FORA Erasmus», por parte dos alunos envolvidos, tendo intervindo, igualmente, a Sr.ª Vereadora da Educação.
Deste modo, esta brilhante cerimónia celebrou a conclusão de uma etapa crucial na vida dos estudantes da Serafim, assim como reforçou a importância das raízes culturais e da educação na sua formação, passando a mensagem de que, tal como os navegadores lusitanos de outrora, os mesmos estão prontos para desbravar novos horizontes e escrever as suas próprias histórias.
Dina Sarabando
Festa de Natal encanta com Circo e presentes da Associação de Pais
No dia 20 de dezembro, a Escola Básica do Parque, com a ajuda da Associação de Pais, celebrou a chegada do Natal, de maneira especial, com a visita do Circo “Romero Mágico Show”. Os alunos foram surpreendidos por uma apresentação cheia de magia e diversão, à qual não faltaram os malabaristas, os palhaços e os acrobatas. A verdade é que a alegria tomou conta da escola, sendo que as crianças se deixaram encantar pelo evento, aplaudindo as brincadeiras, de forma efusiva.
Para tornar o evento ainda mais mágico, o Pai Natal fez uma aparição surpresa, alegrando os pequenos com a sua presença e distribuindo chocolates deliciosos por todos os alunos, contribuindo para os mais belos sorrisos e um espírito natalino contagiante.
Para além do Pai Natal, a Associação de Pais presenteou a escola com uma mesa de ping-pong para o 1.º ciclo e uma casinha com jardim de brincar, para o Jardim de Infância. Estes dois presentes proporcionaram uma alegria imensa, contribuindo para tornar esta celebração ainda mais especial.
É gratificante ver como a colaboração entre a escola e a Associação de Pais enriquece, sem dúvida, a experiência educativa, criando um ambiente mais acolhedor e estimulante para todos os intervenientes.
A festa, com todos os momentos que serão, com certeza, inesquecíveis, foi um sucesso, tendo reforçado a importância da união e a celebração, nesta época especial do ano.
O AESL deseja a todos um 2025 livre, justo e igualitário!
1974-2024: 50 Anos de Liberdade e Democracia
Mural de Azulejos, comemorativo do 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, inaugurado no dia 11 de dezembro de 2024
A conjugação do trabalho de cada um é uma grandiosa força.