Educação

AESL: conquistas recentes de uma «casa educativa» que é de todos

• Favoritos: 43


No Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ano após ano, os alunos (crianças, jovens e adultos) embrenham-se em múltiplas iniciativas que os encaminham rumo a uma aprendizagem que tanto os enriquece, como pessoas, estudantes e cidadãos de um mundo que se avizinha cada vez mais complexo.
Deste modo, viajemos para «Uma Aventura Literária», em que os mais pequeninos, do 4.ºA, da Escola Básica do Parque, e a Inês Amaral, do 12.º B, abraçaram um prémio nacional, nas provas de Escrita e de Desenho, respetivamente, inspirados na coleção «Uma Aventura», de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. O 4.º A alcançou, ainda, um outro prémio de escrita criativa, no concurso «Campeonato de Ciência e Escrita Criativa», a partir da experiência de medição do pH da água do Charco Pedagógico e da leitura de um livro da Coleção «Clube dos Cientistas», de Maria Francisca Macedo.


Já nas «Olimpíadas da Cultura Clássica», com a mente nos mitos de Pandora, Céfalo e Prócris e, ainda, dos Titãs, os alunos Maria Silva (10.ºA), na vertente da Escrita Criativa, e os alunos Edgar Vilas-Boas, Leonardo Almeida, Cristiano Assunção e Cristiana Costa, na categoria Videoarte, obtiveram, respetivamente, o 3.º lugar e uma menção honrosa. E, na medida em que a leitura tanto engrandece os nossos pupilos, no concurso nacional «Read On», o Agrupamento bisou com os primeiros lugares obtidos, nas respetivas faixas etárias, pelos alunos Roberta Martins (12.ºA) e Tomás Sá (10.ºA), na categoria de Escrita Criativa, em torno do tema «Eu, cidadão em democracia». Por outro lado, no «Supertmatik», de Ciências Naturais, a aluna Daniela Castro (5.ºA), obteve, entre 6.624 alunos da CPLP, o 8.º lugar, destacando-se mais 9 alunos do Agrupamento que se posicionaram no TOP 50.

Os últimos tempos foram, ainda, enriquecidos com outras iniciativas carregadas de ensinamentos, em distintas vertentes, e de aprendizagens cívicas. Assim, destacamos o 2.º lugar obtido no concurso nacional «Escola Alerta!», em prol de uma causa tão digna, capaz de nos fazer acreditar numa Escola Inclusiva – a nossa! O projeto interno, denominado “Sentir o Mundo do Afonso”, partiu da integração de uma criança com deficiência visual, da sala 2, do Jardim de Infância do Parque, tendo contado com a intervenção dos alunos da sala do Afonso e com o 3.ºB da Escola Básica do Parque.
As necessidades da Educação e as mudanças sentidas, no nosso país, com o nascimento da Democracia, foram discutidas, ao longo dos dias 27 e 28 de maio, pelos nossos deputados Cláudio Silva (12.ºB), Rúben Marques (11.ºC) e Lara Oliveira (12.º A), em plena Assembleia da República, no âmbito do «Parlamento dos Jovens». E foi na «Casa do Parlamento» que os jovens serafinos, Beatriz Barbosa (11.ºA) e Rúben Marques (11.ºC), após a devida apresentação oral da sua tese, em torno do tema «Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos povos», tiveram conhecimento do 1.º lugar alcançado no concurso com projeção europeia - «Euroscola», merecendo, por inerência, um grande prémio: uma viagem a Estrasburgo para 24 alunos do Agrupamento e 2 docentes.
Por fim, para além de todas estas conquistas que merecem, sem dúvida, o aplauso de todos que se enchem de orgulho por todas estas proezas, terminamos com chave de ouro com o lugar alcançado pela Daniela Castro, do 5.º A, que será uma das 20 crianças/jovens de todo o país a pertencer, ao longo de três mandatos, de junho de 2024 a junho de 2027, à Comissão Nacional de Crianças e Jovens, em representação do seu distrito.
E é desta forma que, em conjunto, alunos e professores e todos os órgãos e serviços do Agrupamento, viajamos rumo a novos mundos que, sobretudo, tornam felizes os aprendentes da Serafim Leite! Neste momento, não podemos deixar de dar as boas-vindas à recente habitante do Charco Pedagógico, da Escola Básica do Parque, doada pela professora Odete Covelo: a magnífica tartaruga Serafina, da qual não nos poderíamos esquecer.

43 Recomendações
83 visualizações
bookmark icon