No Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, os alunos, nos diversos projetos através dos quais podem revelar a sua voz, continuaram a lutar pela mudança na Educação. Assim, na fase final do ano letivo, os mesmos participaram em diversos eventos como o Congresso Internacional sobre Liderança e Melhoria da Educação, em que tomaram assento os alunos Daniel Pinho, Leonardo Santos e Rafael Andrade na palestra «Autonomia, Liderança e Gestão Democrática», no dia 27 de maio, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Assim, num mundo em constante mudança e sendo a Escola o lugar privilegiado de formação democrática e transformadora das sociedades, esta foi mais oportunidade em que os discentes em causa deram a conhecer a dinâmica da «Voz dos Alunos» no AESL.
Do mesmo modo, os alunos Cláudio Silva, Lara Oliveira e Leonardo Santos participaram, no dia 23 de maio, na sequência da respetiva candidatura, numa das reuniões de dirigentes da Direção-Geral da Educação, argumentando sobre o tema «O Programa de Mentoria na Voz dos Alunos», revelando, igualmente, as suas preocupações enquanto estudantes e propondo melhorias na Educação, tendo divulgado, também, o que fariam caso assumissem o cargo de Ministro da Educação.
Por outro lado, o aluno Cláudio Silva, enquanto representante do AESL na Assembleia Municipal Jovem de S. João da Madeira, participou num encontro do Grupo Estratégico Metropolitano da Juventude (GEMJ), estrutura consultiva da Área Metropolitana do Porto, no dia 11 de junho, que procura contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas intermunicipais da juventude em torno dos temas da Saúde, Educação e Ação Social, em articulação com outras áreas.
Ainda no que toca a práticas educacionais, desenvolvidas em comunidades de aprendizagem, o Agrupamento de Dr. Escolas Serafim Leite marcou presença, mais uma vez, na 11.ª edição do “Open Day – Cimeira das Democracias”, no Instituto de Estudos Políticos, da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, sob o tema “Eleições na Europa e no Mundo”, no dia 23 de abril, a par de outras 43 delegações, em que o AESL assumiu o papel de escola embaixadora da Islândia.
Apesar de esta ser, no entender de Maria Castello-Branco, “a geração mais política de sempre”, urge aproximar, ainda mais, os jovens da Democracia e este tem sido, sem dúvida, um caminho calcorreado pelos alunos do AESL. Experiências como estas são indispensáveis, na vida de todos os jovens, mais do que nunca, sendo cada vez mais notória a necessidade de ensinar os alunos a viver seriamente a Política. Afinal, “Politics Matters”!
Serafim Leite no radar do Ministério da Educação
Projetos de Literacia Financeira
No dia 27 de junho de 2024, no Teatro Thália, em Lisboa, o AESL fez-se representar pelo professor João Mesquita, convidado pelo IAVE e pela DGE, para dar a conhecer o trabalho desenvolvido no Agrupamento, no âmbito da Literacia Financeira.
Assim, fizeram, igualmente, parte do painel de discussão a representante da Direção Geral da Educação, Dr.ª Eulália Alexandre; a representante da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, Dr.ª Inês Drumond; o representante da NOVA SBE, Dr. Miguel Ferreira; e o representante da Comissão Europeia em Portugal, Dr. Carlos Pires.
As intervenções dos convidados foram precedidas da sessão de apresentação dos resultados do PISA (Programme for International Student Assessment) 2022, levada a cabo pela Dr.ª Anabela Serrão, representante do IAVE.
Em linha com as conclusões do relatório apresentado pelo IAVE, o AESL apresentou a sua estratégia para responder às expectativas de melhoria dos resultados, numa futura avaliação do PISA, um estudo internacional trienal, realizado pela OCDE, que avalia, neste caso, se os alunos de 15 anos possuem os conhecimentos e competências essenciais para a vida social e económica. Nesse sentido, o professor representante da Serafim Leite deu a conhecer que o Agrupamento passará a ter uma disciplina opcional - Educação Económica e Financeira - que os alunos do 12.º ano poderão já escolher, para o próximo ano letivo, assim como referiu que está previsto o envolvimento de Encarregados de Educação dos alunos inscritos no 3.º ciclo e, por fim, adiantou a possibilidade de se recorrer a meios audiovisuais e a canais digitais, para que a mensagem chegue mais facilmente aos alunos do Ensino Secundário.
A sessão de encerramento ficou a cargo do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Dr. Fernando Alexandre.
Biblioteca Escolar recebe Prémio de Boas Práticas
A Biblioteca Escolar do nosso Agrupamento foi distinguida, pela Rede de Bibliotecas Escolares, com o Prémio «Boas Práticas - Fazer em Rede», com o projeto «Unidade de Emergência de Biblioterapia».
A iniciativa «Fazer em Rede» tem como objetivo distinguir o trabalho desenvolvido pelas bibliotecas escolares, valorizando a iniciativa e a criatividade, divulgando, igualmente, as boas práticas desenvolvidas, tendo em vista a sua replicação. Deste modo, a biblioteca do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite desenvolveu um projeto de promoção da leitura assente no conceito de biblioterapia. Esta iniciativa tem origem em 2018, com o projeto «Receit@r a Leitura», aprovado pela Rede de Bibliotecas Escolares, na candidatura: Biblioteca Digital.
Na sequência da pandemia COVID-19, o projeto, que tinha como público os alunos do 1.º ciclo, alargou-se a todos os ciclos e, em função do diagnóstico da situação, surgiram novas ideias que deram origem, em 2022, à criação da «Unidade de Emergência de Biblioterapia», com maior amplitude e impacto que o projeto inicial.
Ler é, sem dúvida, o melhor remédio!
Laboratório de Ciências já em funcionamento na Escola Básica do Parque
A nova sala de ciências da Escola Básica do Parque representa um marco significativo na educação científica do município. Esta é, na verdade, a única escola do 1.º ciclo, no nosso concelho, com uma sala que promete revolucionar o ensino das ciências, oferecendo um espaço moderno equipado com recursos tecnológicos avançados, como microscópios e uma ampla variedade de materiais de laboratório, permitindo que os alunos possam realizar experiências práticas e interativas.
Com efeito, esta sala é um grande passo para garantir que os nossos alunos tenham acesso a um ensino de qualidade, preparando-os para os desafios do futuro.
A iniciativa faz parte do projeto já existente, o “Charco Pedagógico no Parque - um projeto de biodiversidade”, integrado no Clube Ciência Viva. Os professores envolvidos neste projeto, Marisela Oliveira e Pedro Gual, congratulam-se por esta conquista e acreditam que o ensino de ciências deve ser dinâmico e envolvente e que, agora, com as ferramentas necessárias será mais fácil disseminar o conhecimento científico e despertar o interesse pela ciência num maior número de estudantes.
Festa de final de ano – Escola Básica do Parque
A festa que assinala o final do ano letivo, na Escola Básica do Parque, é, como sempre, um evento muito esperado por alunos, pais e professores, uma vez que é a grande oportunidade para se celebrarem as conquistas do ano letivo e promover um momento de confraternização entre toda a comunidade educativa.
Este ano, a festa voltou a cumprir os seus objetivos e foi fantástica! Os alunos cantaram, dançaram, representaram e até tocaram diversos instrumentos musicais. Todos os presentes ficaram encantados e divertiram-se imenso num final de tarde que se revelou muito positivo e agradável.
A comunidade escolar agradece o empenho e a colaboração da Associação de Pais pela excelente organização. Até para o ano!
Festa de final de ano em Fundo de Vila
No dia 28 de junho, decorreu a festa de encerramento do ano letivo 2023/2024 da Escola Básica de Fundo de Vila.
Devido às condições climatéricas, as crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo reuniram-se no pavilhão da Escola Secundária Serafim Leite em vez do local habitual.
O evento contou com a presença da Diretora do Agrupamento e dos restantes elementos da Direção, da Presidente do Conselho Geral, do corpo docente, dos pais, familiares e amigos, que assistiram a um espetáculo com vários momentos musicais, coreografias e circuitos de Expressão Físico-Motora.
A entrega dos diplomas marcou o encerramento desta etapa da EPE e do 1.º ciclo, celebrada com entusiasmo.
O presente evento constituiu um momento simbólico, marcante e enriquecedor, no qual toda a comunidade escolar participou, de forma efusiva, refletindo-se esta etapa no sorriso de todas as crianças.
O convívio e a alegria assinalaram o fim de um ano letivo intenso, com todos já de olhos postos no próximo.
Mas, até lá, boas férias a todos!