Sociedade

Presença de sem-abrigo preocupa moradores

• Favoritos: 133


A insalubridade e o mau aspeto que dá a determinados locais da cidade, em plena hora do dia, são motivos de preocupação para comerciantes e moradores, que esperam que seja encontrada uma solução. A PSP diz “ainda não ter identificado o cidadão”.

O relógio marcava 13:30 horas de uma segunda feira. Quem passava pela Avenida Dr. Renato Araújo não ficava indiferente à “casa montada” por um sem abrigo, que escolheu S. João da Madeira para pernoitar e passar os dias debaixo de arcadas, junto de estabelecimentos comerciais e de entrada para habitações.
“Ele anda de um lado para o outro. Já esteve ali ao lado do café perto das escadas, no prédio em frente e quando nos aproximamos dele para perceber se necessita de ajuda diz que não possivelmente por não nos entender”, refere Sandra Lage, lojista onde este homem “com cerca de 40 anos” montou a tenda em plena luz do dia.
Revela que contactou a PSP de S. João da Madeira para os informar desta situação “que já corre nas redes sociais”. Os agentes asseguraram “conhecer a situação, mas que nada podiam fazer uma vez que se recusava a ser ajudado. Disseram ainda tratar-se de um senhor de nacionalidade estrangeira”. Sandra lamenta a situação “que dá uma imagem negativa” a quem passa por S. João da Madeira e “ter a barraca montada em frente à loja também é desagradável”, reforçando que o individuo em causa nunca abordou ninguém. Uns metros mais à frente encontramos Joana Santos outra lojista que confirma o testemunho da colega. “Não é agradável esta imagem aqui perto das lojas”. Ele deve necessitar de ajuda. Fala muitas vezes sozinho”, afirmou. Um morador que pediu reserva de identidade não esconde a indignação de ter na sua entrada este cenário. “Ninguém quer o mal do senhor só que não é bonito entrar em casa e ver alguém a dormir na entrada do prédio e a dormir por cima dos seus parcos pertences, o que nos causa grande trastorno”. A juntar a tudo isto revela o “forte cheiro a urina no local”.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3982, de 4 de abril de 2024, ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/
133 Recomendações
512 visualizações
bookmark icon