Artistas propõem renovação de painel localizado no Largo do Souto, substituindo o revestimento atualmente deteriorado por um mural de azulejos duradouro.
Os artistas plásticos Francisco Pessegueiro e César Hugo apresentaram à Câmara Municipal o que consideram uma “solução inovadora para revitalizar o emblemático painel de 30 metros de comprimento no Largo do Souto”.
Sob o projeto intitulado “SER” os artistas propõem-se combinar o tradicional ofício dos azulejos com elementos contemporâneos de abstração. A “substituição do revestimento atualmente deteriorado por um mural de azulejos duradouro” é, segundo os próprios, a “essência da proposta”.
O novo mural servirá como uma “celebração da exuberância natural que embeleza e enriquece nossa comunidade”, sustentam a memória descritiva a que ´O Regional´ teve acesso, na qual os artistas indicam que o painel terá em destaque imagens das árvores, que “não apenas retratam a beleza da natureza, mas também evocam uma reflexão sobre a conexão intrínseca entre o ser humano e o ambiente que o rodeia”.
“Ser existir, ser filosófico, ser natural, ser humano - estas palavras merecem reflexão, daí nossa escolha dessa palavra”, afirmam os artistas, sobre a utilização da palavra “SER” que surgirá inscrita no mural de forma bem vincada.
30 metros de cumprimento
Com dimensões aproximadas de 30 metros de comprimento por 2 metros de altura, a execução do novo painel de azulejos está prevista para o início de maio, com a inauguração planeada para coincidir com as comemorações do Dia da Cidade.
O painel atual, criado por Francisco Pessegueiro em setembro de 2016, durante a Semana da Juventude de S. João da Madeira, será, assim, substituído para dar lugar a esta nova expressão artística.
Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3984, de 18 de abril de 2024 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/