Nesta quinta-feira, 30 de novembro, comemora-se o Dia Internacional das Cidades Educadoras, este ano sob o lema “A cultura, fonte de criação e aprendizagens na Cidade Educadora”.
Diversas atividades, envolvendo instituições culturais da cidade, e um debate com a participação de jovens irão marcar a agenda de S. João da Madeira nesse dia.
O debate terá como pergunta de partida “Sendo fonte de Criação e de Aprendizagens, conseguirá a Cultura ser fonte de Tolerância?” colocando em discussão temas como o racismo, a tolerância, a liberdade de expressão e a inclusão social, numa iniciativa que resulta de uma parceria da Câmara Municipal com a RTP, através do seu projeto #ENTR.
Esta iniciativa terá lugar no dia 30 de novembro, com início pelas 14h30 no auditório da Sanjotec. No palco estarão jovens estudantes do Centro de Educação Integral e dos Agrupamentos de Escolas Dr. Serafim Leite, João da Silva Correia e Oliveira Júnior. O debate será moderado por Joana Perez, animadora e repórter na Cidade FM, apresentadora da RDP Internacional e Antena 1/RTP e criadora/apresentadora de conteúdos para as redes sociais.
Para além do debate, o Dia Internacional da Cidade Educadora será marcado por diversos workshops e oficinas envolvendo turmas dos diversos graus e níveis de ensino a decorrer, em simultâneo a partir das 09h00, em diferentes espaços da cidade.
Assim, serão “palcos” dessas atividades a Academia de Música, Banda de Música de S. João da Madeira, Biblioteca Municipal, Casa da Criatividade, Centro de Arte Oliva, Conservatório de Dança do Norte – Ana Luísa Mendonça, Ginasiano Escola de Dança, Museu da Chapelaria, Museu do Calçado e Turismo Industrial.
Destaca-se, ainda, uma visita-guiada ao edifício do Fórum Municipal, em que vão participar um grupo de jovens estudantes, um grupo de membros da Universidade Sénior e um grupo de cidadãos que aderiram a esta atividade através de inscrição.
Serão anfitriões dessa iniciativa o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira, a Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, e a Vereadora da Educação, Irene Guimarães.