Ao todo, a autarquia de S. João da Madeira direciona cerca de 135 mil euros para a animação natalícia do concelho, verba que inclui a iluminação e a programação alusivas à quadra. Outra novidade passa pelo regresso do concurso de enfeite de rotundas
Depois da forte redução do ano passado, devido à crise energética, as iluminações natalícias das ruas de S. João da Madeira vão voltar a ter uma cobertura territorial como na linha da que se verificou em 2021, segundo informação obtida junto da Câmara Municipal, que passa a investir 95 mil euros para, nesta quadra, dar brilho à cidade, uma verba bem acima dos 30 mil de 2022. Um dos destaques volta a ser a colocação de decorações luminosas nos vários bairros da cidade.
A autarquia informa que está previsto que as luzes sejam ligadas na próxima semana, não sendo possível adiantar uma data concreta devido às condições meteorológicas, que têm afetado o andamento dos trabalhos de instalação da iluminação de Natal, sendo, no entanto, que já é possível constatar a colocação de várias dessas estruturas decorativas em diferentes pontos do concelho.
Ao fazer um maior investimento e ao ligar a iluminação mais cedo, a Câmara Municipal pretende “promover o espírito natalício com maior antecedência e ajudar o comércio local”. Na lista de zonas e locais a iluminar enviada pela autarquia, contam-se cerca de três dezenas de troços de diferentes arruamentos, seis entradas na cidade, sete bairros e seis edifícios, entre os quais a Capela de Santo António e a Igreja Matriz, além de imóveis municipais.
A ajudar à decoração da cidade, estará de regresso o concurso de enfeite de rotundas, depois da interrupção em 2020, em plena pandemia da covid-19, que acabou por se prolongar até ao ano passado.
“Programação para vários públicos e idades”
No que diz respeito à programação de Natal, o investimento municipal é de 40 mil euros, destacando-se a realização de uma edição especial de Natal do festival de comida vegetariana “Veggie Fest”, que decorrerá no primeiro fim de semana de dezembro, na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory. A autarquia salienta ainda o Mercadinho Sustentável, que terá lugar na Praça Luís Ribeiro, numa edição alargada de três dias, que tem início no feriado do Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro, uma sexta-feira), prolongando-se por sábado e domingo.
Ainda na Praça Luís Ribeiro, existirá “um globo que permitirá às pessoas entrarem no mesmo para tirar fotografias” e que, em alguns dos dias, “será a Casa do Pai Natal”, figura sempre muito aguardada pelos mais novos, cuja “chegada” a S. João da Madeira está marcada para a tarde de 10 de dezembro, noutro dos pontos incontornáveis de uma programação que, segundo a informação da autarquia, “tem momentos para vários públicos e idades, desde o infantil, ao juvenil e chegando ao sénior”.
Esse programa culmina, no dia 24 de dezembro, com a realização de um concerto, também na Praça Luís Ribeiro, com o “O Carrilhão LVSITANVS”, que é considerado “o maior e mais pesado carrilhão itinerante do mundo”, sendo “composto por 63 sinos” e pesando “aproximadamente 12 toneladas”. Este espetáculo incluirá a participação da Banda de Música de S. João da Madeira.