Educação

Jornadas da Educação vão realizar-se nos dias 2 e 3 de setembro

• Favoritos: 46


Evento decorrerá em regime “híbrido”: presencialmente na Casa da Criatividade em S. João da Madeira e através de plataforma online.

A 12.ª edição das Jornadas da Educação 2021/2022, promovidas pela autarquia de S. João da Madeira, vão realizar-se nos dias 2 e 3 de setembro (quinta e sexta feira). Com o lema “Educamos para o futuro” a iniciativa irá debater a educação contemporânea, suas complexidades e desafios para o século XXI, o evento visa, ainda, assinalar o início do novo ano letivo através da interlocução entre investigadores e especialistas nas matérias em debate, docentes e demais profissionais da educação.
Devido às restrições impostas pela Covid-19, as Jornadas realizam-se presencialmente na Casa da Criatividade e através de uma plataforma online.
Entre os principais  oradores, destacam-se nomes como Luís Pereira Santos, diretor do IAVE, Miguel Ángel Santos Guerra, professor catedrático de Didática e Organização Escolar na Universidade de Málaga, Manuel Miguéns, secretário-geral do Conselho Nacional de Educação, Dulce Noronha e Sousa, presidente da Escola Superior de Fafe, Magda Dias, fundadora da Escola da Parentalidade e Educação Positivas, e Mónica Soares, psicóloga e mediadora escolar e familiar.
Haverá ainda lugar para o balanço do projeto de organização semestral do ano escolar em S. João da Madeira, através da participação de Marta Abelha e Eusébio André, professores auxiliares da Universidade Portucalense.
Os quatro painéis serão moderados pelos diretores dos Agrupamentos de Escolas de S. João da Madeira e do Centro de Educação Integral.
No primeiro dia das jornadas pelas 21 horas decorrerá o painel “Conversas com… Eduardo Sá”, psicólogo e Professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra. A moderação será da responsabilidade de Alberto Santos, membro do Conselho Executivo da Confederação Nacional de Associações de Pais.
Já no dia 3, também pelas 21 horas, decorrerá o painel “As emoções das crianças: reatar a liberdade”, moderado pela Vereadora da Educação Irene Guimarães que contará com a participação de Carlos Neto, professor catedrático na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.
Recorde-se que a primeira edição das Jornadas da Educação realizou-se em S. João da Madeira em 2009.

46 Recomendações
291 visualizações
bookmark icon