Educação

“É uma escola com história e com um legado que marcou a vida de muitos sanjoanenses”

• Favoritos: 30


A escola nasceu em 1983 e, desde essa altura, tem vindo a formar milhares de crianças e jovens. Destaca-se como uma referência no ensino na cidade. A escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, assinala, no próximo sábado, os 40 anos da sua criação.

De portas abertas a estudantes de S. João da Madeira e de outros concelhos vizinhos, o Agrupamento Oliveira Júnior tem atraído milhares de estudantes ao longo de 40 anos, que ali pretendem prosseguir os seus estudos.
No ano letivo, que agora chegou ao fim, este agrupamento terminou com cerca de 1700 alunos e 130 professores.
A chegada de novos alunos tem sido uma “constante”, fruto dos “fenómenos migratórios” que contribuíram para o crescimento da comunidade discente do agrupamento, tornando as turmas maiores.
Mário Coelho, diretor do agrupamento Oliveira Júnior, refere a 'O Regional' que estes 40 anos, que vão ser assinalados no próximo sábado, são uma “conquista significativa”, ao constatar o impacto “positivo” que a escola teve na educação e no desenvolvimento da comunidade, ao longo de décadas. “É uma escola com história e com um legado que marcou a vida de muitos sanjoanenses”, assume a ´O Regional´.
A exercer funções há cerca de 19 anos, primeiro como presidente, e, atualmente, como diretor, refere que o objetivo principal de todos estes anos “foi sempre o de trabalhar em prol do sucesso dos alunos, do seu bem estar na comunidade e da melhoria contínua do agrupamento”.
Nesse sentido, este responsável refere que a promoção dos “valores da inclusão, da autonomia, do respeito e da responsabilidade foram fundamentais e deverão ser cimentados continuadamente”.
Para a direção da escola, criar uma cultura de escola inclusiva e acolhedora, onde todos se sintam valorizados e respeitados, “passa pela implementação de medidas promotoras da igualdade de oportunidades, do respeito pela diversidade cultural e de uma educação de qualidade”.
A dedicação e o trabalho “intenso” dos professores contribuíram, de acordo com Mário Coelho, para o sucesso da escola e “transformaram a vida de inúmeras pessoas ao longo destas quatro décadas”.
A poucos dias do aniversário do Agrupamento, o responsável máximo pelo agrupamento acrescenta que “o caminho percorrido foi sustentado em parcerias com o município, instituições, empresas e com a comunidade em geral, no sentido de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, com os contributos de todos”. Entende ainda: “o papel das associações de pais foi fundamental ao nosso desenvolvimento, bem como à projeção da imagem positiva das escolas do agrupamento na comunidade sanjoanense”.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3947, de 6 de julho ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/

 

30 Recomendações
172 visualizações
bookmark icon